
Uma unidade de saúde pública de qualidade também é medida pela quantidade de serviços que oferece à população. Em Araguaína, o Ambulatório Municipal de Especialidades (AME), gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), é uma dessas unidades, oferecendo consultas em mais de 10 especialidades para os casos de média complexidade.
“O AME é um tipo de unidade que chamamos de ‘portas fechadas’, ou seja, o paciente precisa vir encaminhado por outra equipe, no caso da Unidade Básica de Saúde (UBS), que também é conhecida como postinho”, explica Juliana Barros Figueredo, gerente administrativa do AME. “Uma vez solicitado, esse encaminhamento vai para a Regulação do Município, que faz o agendamento do paciente e o encaminha para a nossa equipe, aqui no AME”, complementa.
Portanto, para chegar ao atendimento especializado no ambulatório, o paciente precisa, primeiramente, acessar a “porta de entrada” que é a UBS, além de manter o cartão SUS atualizado e com domicílio em Araguaína.
“O paciente com acompanhamento periódico com os especialistas do AME sempre será orientado a procurar a UBS para o contato com regulação e outras necessidades. O importante é entender que esse paciente chega ao AME por encaminhamento do postinho e permanece na rede, pela intermediação do postinho também”, acrescenta a gerente.
Agendamento e continuidade do tratamento
Atualmente, o AME conta com 13 especialidades disponíveis para atender a população: Cardiologia, Cirurgia Pediátrica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pequenas Cirurgias, Pneumologia, Psiquiatria e Reumatologia.
Segundo Juliana, o paciente que inicia o atendimento no AME também tem suporte de agendamento de exames e a continuidade do tratamento ambulatorial ou direcionamento para outros serviços de tratamento contínuo, conforme o diagnóstico, como é o caso dos tratamentos oncológicos, para pacientes renais crônicos, entre outros.
“Aqui nós recebemos o paciente que precisa de uma investigação clínica e de exames mais aprofundados para a realização de um diagnóstico. E este cidadão vai receber todo o suporte e orientação, direcionamento e encaminhamento, via interação entre AME e a Regulação Municipal e, quando necessário, estadual”, conclui.
Sobre o AME
O Ambulatório Municipal de Especialidades presta assistência médica para os quadros clínicos de baixa complexidade mediante agendamento pela Central de Regulação da rede municipal, via solicitação de uma Unidade Básica de Saúde. A unidade é custeada pela Prefeitura de Araguaína (TO) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Oferece atendimento para 15 especialidades e mais de 10 tipos de exames de imagem e laboratorial de baixa e média complexidade.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.