Notícias

Atendimentos psicológicos auxiliam aprendizagem na rede municipal de Araguaína

Equipe realiza acompanhamento nas escolas, com média mensal de 720 atendimentos, incluindo avaliação e suporte a alunos, professores e familiares e encaminhamentos quando necessário

O serviço inclui avaliação e orientação para estudantes, familiares e equipe escolar, com foco no suporte emocional e educacional
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

A Secretaria da Educação de Araguaína (SEMED) oferece atendimento psicológico aos alunos da rede municipal diretamente nas escolas. Atualmente, uma equipe de dez psicólogos realiza, em média, 720 atendimentos mensais. O serviço inclui avaliação e orientação para estudantes, familiares e equipe escolar, com foco no suporte emocional e educacional. 

O acesso ao atendimento ocorre por meio de encaminhamento da unidade escolar ou solicitação da família. A Diretoria de Educação Especial da SEMED avalia os casos e realiza os agendamentos dos atendimentos, que contam com a presença do aluno, um profissional da instituição de ensino e um responsável familiar. Quando necessário, há encaminhamento para outros serviços especializados, como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Clínica Escola Mundo Autista e unidades básicas de saúde.

A presença de profissionais de psicologia nas escolas é fundamental para promover um ambiente de aprendizado saudável e acolhedor. Quando a saúde mental é valorizada e trabalhada dentro da escola, o rendimento escolar tende a melhorar, e o ambiente se torna mais seguro e inclusivo. O serviço de psicologia escolar é um investimento na qualidade da educação municipal de Araguaína”, ressalta Marzonete Duarte, secretária da Educação.

Atendimento aos alunos

Os psicólogos escolares realizam avaliações para identificar dificuldades de aprendizagem, transtornos do neurodesenvolvimento e questões emocionais que possam impactar o desempenho escolar. O trabalho também inclui mediação de conflitos, apoio à inclusão e construção de planos educacionais individualizados. Em casos mais graves, como transtornos mentais severos ou situações de risco, há um protocolo de encaminhamento imediato para órgãos de saúde e assistência social. 

Além da identificação de dificuldades, os profissionais desenvolvem intervenções específicas para auxiliar os alunos em desafios emocionais e comportamentais, como ansiedade, dificuldades de interação social e baixa autoestima. As ações incluem estratégias para fortalecer habilidades acadêmicas e socioemocionais, promovendo um ambiente escolar mais acessível e adequado às necessidades de cada estudante. A rede municipal conta com uma média de 46 professores especializados para atender essas demandas de forma mais direcionada. 

Suporte a professores e familiares 

Além dos estudantes, o serviço de psicologia escolar oferece orientação e suporte aos professores e familiares por meio de atividades grupais, palestras e assessoria direta. Os professores do atendimento educacional especializado subsidiam os professores das salas comuns na identificação de sinais de dificuldades emocionais ou de aprendizagem nos alunos. O atendimento aos profissionais da educação inclui triagem psicológica e, quando necessário, encaminhamento para serviços especializados.

É gratificante perceber os resultados positivos da atuação dos profissionais de psicologia nas escolas. O trabalho é desenvolvido buscando oferecer o suporte adequado, contribuindo para que os estudantes demonstrem maior confiança e motivação, os professores se sintam mais preparados para lidar com desafios em sala de aula, e as famílias passam a compreender melhor o papel da escola no desenvolvimento integral de seus filhos”, destaca Ana Paula Sousa de Oliveira da Silva, gerente da Educação Especial da SEMED.

Professores mais capacitados

Neste ano, os professores das turmas de 2º ano participarão de um treinamento específico para rastreamento precoce de transtornos do neurodesenvolvimento, por meio do programa pactuado entre a Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (SEDUC) e os municípios: PROFE INCLUSÃO.

Com a oferta desse atendimento dentro das escolas, a SEMED busca garantir suporte adequado aos alunos, promovendo um ambiente mais acessível para o aprendizado e desenvolvimento educacional.