Para comemorar os 60 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no Brasil e dos 25 anos da Apae em Gurupi, iniciou na quinta-feira (21) a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Já na sexta-feira (22), o prefeito Laurez Moreira (PSB) participou da solenidade de abertura oficial do evento, cuja programação se estende até quinta-feira (28). O tema escolhido para as comemorações deste ano é: “Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos”.
Participaram do evento além do prefeito Laurez Moreira a presidente da Apae Gurupi Erislene Vieira, a conselheira Regional das Apaes, Maria Leoneza, o presidente do Sindicato Rural de Gurupi João Batista de Oliveira Neto, a secretária municipal de Cultura Zenaide Dias Costa e a palestrante da noite Lysia Fonseca, que é diretora financeira da instituição. Na ocasião declararam abertos os trabalhos, os alunos auto-defensores da Apae Paulo César Dias e Maiara Gomes. A solenidade contou também com apresentação da Banda Marcial do 4º Batalhão de Polícia Militar e diversas apresentações por alunos da Apae.
Fundada em 22 de fevereiro de 1989, a Apae de Gurupi é uma entidade civil e filantrópica, de caráter assistencial e cultural, ou seja, é uma instituição de cunho social no qual a própria sociedade civil é a grande responsável pela sua manutenção, embora haja convênio com o governo do Estado e do Município. Atualmente, são atendidos pela Apae de Gurupi um total de 185 alunos.
A entidade conta com vários profissionais, tais como terapeuta, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, auxiliar de enfermagem e dentista, além da formação escolar de oito horas (estimulação precoce, educação infantil – currículo adaptado, ensino fundamental - currículo adaptado, educação de jovens e adultos - currículo funcional) também desenvolve trabalho nas áreas de Educação, artes (música, dança, teatro e reciclagem). Todos os atendimentos são totalmente gratuitos aos assistidos