Notícias

Atleta araguainense conquista título mundial de karatê no México

Maryana Lira Frederico participou pela segunda vez do Campeonato Mundial de Karaté e dessa vez trouxe medalha de bronze para casa.

Mariana conquistou o terceiro lugar de sua categoria.
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A atleta araguainense Maryana Lira Frederico, de apenas 13 aos, participou do  12º Campeonato Mundial de Karatê, realizado em Monterrey, no México. Essa foi a segunda participação da carateca no campeonato mundial e dessa vez ela trouxe uma medalha de bronze para casa.

O evento é organizado pela WUKF (World Union of Karate-Do Federations), organização que rege o karatê, foi realizado no mês de julho e contou com mais de 2 mil participantes de 45 países. Eles competiram em várias categorias e idades.

12º Campeonato Mundial de Karatê realizado em Monterrey no México. Foto: Arquivo Pessoal

 

Ao AN, Maryana se disse contente com o resultado, pois conseguiu subir posições. No ano passado, ela participou do mesmo campeonato realizado em Dundee, na Escócia, onde ficou em quinto lugar. Dessa vez ela conseguiu subir no pódio.

Eu gostei muito dessa emoção, porque é uma coisa que me dá muita alegria no coração. Eu acho que todo atleta deveria passar por isso. O mundial desse ano foi muito organizado, foi bom, eu gostei. Fiquei com uma classificação melhor do que no ano passado, que eu fiquei em quinto. Esse ano fiquei em terceiro”. Comemorou Maryana.

Ela contou ainda sobre sua maior dificuldade na competição: o tamanho das competidoras. “As meninas lá eram maiores do que eu. As meninas eram muito fortes, mas eu consegui essa medalha e fiquei muito feliz por conseguir ela. Recomendo para todo atletar ir [a competições]. Tiver uma chance, aproveita!” incentiva a atleta mirim.

Apesar da pouca idade, Maryana coleciona uma série de títulos e já conquistou mais de 30 medalhas em diversos campeonatos. Sua primeira medalha no mundial só reforça seu grande potencial no esporte.

Para o sensei Alex Parotivo, que treina Maryana, a medalha de bronze no mundial é fruto do esforço e dedicação da atleta.

“Para mim é motivo de orgulho saber que a nossa atleta Mariana Lira Frederico, determinada e disciplinada, uma atleta que vem conquistando medalhas importantes no cenário nacional, e agora conquista uma medalha importantíssima. Fruto dos seus treinos e disciplina. Parabéns Maryana!”. Elogiou o sensei. 

No pódio, Maryana exibe a bandeira do Tocantins. Foto: Arquivo Pessoal