Os tocantinenses seguem fazendo uma campanha impressionante nas Paralimpíadas Escolares 2025. No segundo dia do evento, que acontece em São Paulo, os estudantes do Tocantins já contabilizam 39 medalhas e ainda quebraram três recordes nacionais. Neste ano, mais de 2 mil atletas de todo o país participam da competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que busca promover o paradesporto escolar e revelar novos talentos paralímpicos.
A delegação do Tocantins conta com 84 integrantes entre atletas e equipe técnica e é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na primeira fase, que iniciou na quarta-feira, 18, e segue até 21 de novembro, 22 estudantes tocantinenses competem nas provas de atletismo. Já na segunda fase, de 26 a 28 do mesmo mês, será a vez dos paratletas do Estado entrarem nas disputas das modalidades de natação, tênis de mesa, bocha e parabadminton.
Recordes
Na quinta-feira, segundo dia de competições do primeiro bloco, os tocantinenses conquistaram mais 17 medalhas, sendo três de ouro, cinco de prata e nove de bronze. Os paratletas do Tocantins foram além e quebraram três recordes nacionais. Diego Ribeiro Costa, estudante do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, de Dianópolis, é o novo recordista na prova dos 400m (T44 – Sub18), com o tempo de 00:57.37.
No arremesso de peso, foram dois recordes. Edivan Sousa Pinheiro, da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas, tornou-se o novo recordista nacional na categoria F35 – Sub14, com a marca de 6,64m. João Pedro Gomes Cavalcante, do Colégio Militar Santa Terezinha, de Miracema, fez a melhor marca do Brasil na categoria F14 – Sub18: 8.19m. O paratleta compete desde 2022 e, nesse período, já conquistou mais de 50 medalhas em etapas estaduais, regionais e nacionais. No ano passado, ele também registrou o melhor tempo do país na prova dos 100m (F14 – Sub18), com 12,5 segundos.
“Estou um pouco triste de não poder mais competir aqui. Mas também estou orgulhoso de tudo que vivi e aprendi nesses anos de Paralimpíadas. O esporte mudou a minha vida. Antes eu me sentia excluído e hoje passei a inspirar pessoas como eu, mostrando que a deficiência é apenas uma forma diferente de ser e que não vai impedir ninguém de seguir seus sonhos”, contou João Pedro.
Despedida dos veteranos
Em três anos competindo, a primeira medalha de Brenno Campelo Glória, estudante da Escola Estadual Onesina Bandeira, de Miracema, veio no salto em distância (T20 – Sub16). Para ele, a prata teve peso de ouro. “Estou muito feliz em fechar essa etapa do escolar com a sensação de dever cumprido. Sempre acreditei que a medalha chegaria. Nunca desisti e sempre dei o meu melhor nos treinos e nas competições. Ainda tenho outra prova e estou confiante de que vou terminar minha participação aqui com mais uma medalha”, revelou.
O técnico Rodrigo Almeida não conteve as lágrimas durante a premiação. “É muito emocionante ver o resultado de tantos anos de dedicação se concretizar. Essa é uma missão de vida da qual me orgulho muito e na qual busco sempre dar o meu melhor. A medalha do Brenno é a coroação do esforço e da persistência dele”, enfatizou.
Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro, estudante do COC Palmas, está se despedindo da competição e também subiu ao pódio pela primeira vez. O paratleta leva para o Tocantins a medalha de prata no arremesso de peso (T21 – Sub14) e a de bronze no salto em distância (T21 – Sub14). “É muita felicidade para nossa família ver ele recebendo essas medalhas. Estamos muito felizes, e ele também, por ter enfim conseguido essas sonhadas conquistas”, relatou a mãe, Lucrecia Carvalho, que acompanha o filho nas Paralimpíadas desde 2023.
Confira o quadro de medalhas do 2º dia
Ouro e recorde – 400m – Diego Ribeiro Costa – T44 – Sub18
Ouro e recorde – Arremesso de Peso – João Pedro Gomes Cavalcante – F13- sub 16
Ouro e recorde – Arremesso de Peso – Edivan Sousa Pinheiro – F35 – Sub14
Prata – Arremesso de Peso – Yasmim Lopes Reis
Prata – Lançamento de Disco – Evelyn de Sousa Alves – Sub16
Prata – Arremesso de Peso – Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro – F21 – Sub14
Prata – Salto em Distância – Brenno Campelo Glória – T20 – Sub16
Prata – Lançamento de Dardo – Abner Ribeiro Andrade – F37 – Sub16
Bronze – Salto em Distância – Marcos Paulo Martins Carvalho Ribeiro – T21 – Sub14
Bronze – 60m – Ana Vitória Sousa de Oliveira – T38 – Sub14
Bronze – 60m – Eduarda Gabryelle Luz da Silva – T20 – Sub14
Bronze – Arremesso de Peso – Eloá Gomes de Carvalho – F46 – Sub14
Bronze – Salto em Distância – Marcos Alexandre Barbosa – T20 – Sub14
Bronze – 400m – Jesionita Dias Pereira Apinajé – T20 – Sub18
Bronze – 400m – Isabella Christyna Miranda Costa – T20 – Sub18
Bronze – 60m – Pietro Cabral – T36 – Sub14
Bronze – 60m – Davi Asaf da Mata Cavalcante – T37 – Sub14

