Nos últimos dias, vem acontecendo na cidade os ensaios e os últimos preparativos da 19ª Via Sacra 2016. Nesta semana, os últimos ensaios do espetáculo vão acontecer à noite no Parque Cimba, a partir das 20 horas. A ambientação dos artistas ao local faz parte da estratégia para a naturalidade do espetáculo, que acontece na sexta-feira, 25, às 20 horas. A maior peça teatral ao ar livre do Estado é uma realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Com 300 artistas, para recriar uma das histórias mais clássicas do cristianismo, o espetáculo acontecerá no Monte Calvário, local do parque escolhido para o cenário. Segundo o diretor Pedro Lima, o texto da peça foi reformulado, passando por novas gravações e as personagens de Jesus e Maria serão encenadas por novos artistas.

“O espetáculo retrata alguns momentos importantes da vida de Cristo, além do sofrimento, morte e ressurreição. Tem a duração de 1 hora e 30 minutos, chegando a no máximo 2 horas, dependendo da organização, e conta com 17 cenas esse ano”, revelou o diretor.

Serão montados seis palcos para as cenas e dois portais de entrada. A ressurreição e ascensão de Cristo acontecerão nas ruínas do parque. Pela primeira vez, o Parque Cimba receberá um espetáculo e já conta com iluminação parcial. Postes de 11 metros de altura para a iluminação da área e 71 lâmpadas de LED de 120 e 90 Watts de potência foram instalados no local.

História
A Via Sacra em Araguaína aconteceu pela primeira vez no Município em 1997, na praça do Setor Noroeste. Nos anos de 2001 e 2002 passou a ser realizada na Praça das Nações. A partir de 2003 passou a ser realizada na Avenida Filadélfia, em frente à Conab. Depois de 2014, passou a ser realizada no espaço entre o Jardim das Flores e a Vila Patrocínio e este ano será realizada no Parque Cimba.