Cavalgada de Araguaína
Foto: Ascm/SRA
Na terça-feira (26/8), o presidente da Câmara Municipal de Araguaína, Max Fleury, participou em Brasília de audiência pública extraordinária proposta pelo deputado federal Alexandre Guimarães, que por meio de projeto de lei de sua autoria, sugere o reconhecimento de Araguaína como a Capital Nacional da Cavalgada.
 
Fleury e o deputado Guimarães comemoraram a aprovação do projeto pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR). O projeto ganha mais força e segue em tramitação na Câmara dos Deputados.
 
Em Brasília, ao lado do presidente do Mineratins, Israel Guimarães, e de outras lideranças do Tocantins, Fleury destacou. “Não poderia deixar de participar desse momento tão importante, visto que Araguaína merece este título, por ter esse relevante movimento cultural que impulsiona a economia e traz momentos de lazer, além de valorizar tradições e costumes do homem do campo. Araguaína, que já é a Capital Econômica, será ainda mais engrandecida com o título de Capital Nacional da Cavalgada.”
 
O projeto do deputado federal Alexandre Guimarães se baseia na Lei nº 14.959/2024 e no fato de que o município realiza, anualmente, a maior cavalgada do mundo. “Reúne mais de 50 comitivas e atrai um público de mais de 100 mil pessoas”, afirmou.
 
A audiência teve como objetivo principal promover um debate amplo com a comunidade antes de qualquer decisão ser tomada pelo Poder Público.
 

Projeto de lei

 
A proposta tramita na Câmara dos Deputados por meio do Projeto de Lei nº 2.327/2024, apresentado pelo deputado federal Alexandre Guimarães (MDB/TO). O texto já recebeu parecer favorável do relator Eli Borges (PL), que rejeitou outro projeto de autoria de Luciano Ducci, que pretendia conceder o mesmo título ao município de Cafezal do Sul (PR).