Educação

Aulas presenciais na rede estadual retornam em cerca de 30% das escolas; veja a lista

A Seduc informou que 147 das quase 500 escolas estão aptas a voltar com as aulas a partir dessa semana.

Orientação é que as escolas estaduais utilizem esta primeira semana como período de adaptação
Foto: Márcio Vieira/Secom-TO

O ano letivo de 2021 na rede estadual do Tocantins inicia nesta segunda-feira (8), com aulas presenciais em cerca de 30% das escolas, todas de cidades do interior, onde há menor incidência de casos de Covid-19 nos últimos dias. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que 147 das quase 500 unidades estão aptas a retomar as atividades gradativamente.

As escolas de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, que são as maiores cidades do estado, ainda não estão aptas ao retorno, devido à quantidade de casos de Covid-19. Ao todo, o retorno deve ocorrer em 92 municípios. 

Ao todo, 147 escolas da rede estadual estarão aptas a iniciar as atividades presenciais nesta primeira semana.

Confira a lista das escolas aptas ao retorno aqui

 "Neste grupo, temos escolas com diferentes realidades. Parte delas está pronta para iniciar as aulas presencias, outra estará organizando os espaços, outra fazendo seu planejamento de retorno”, enfatiza a secretária.

Ele ressaltou que cada escola tem seus canais diretos com pais e alunos e repassará as informações sobre o retorno, à medida em que estiverem prontas para iniciar as atividades educacionais presenciais.

“Fizemos um exercício, de forma responsável, para identificar aqueles municípios onde o ambiente está mais favorável. Identificamos 92 localidades, das quais 26 não apresentaram nenhum caso nos últimos dias; 18 apresentaram um caso cada; 15 registraram dois casos, e assim por diante. Nossa orientação é que as escolas estaduais destas localidades utilizem esta primeira semana (de 8 a 13 de fevereiro) como período de adaptação, fortalecendo o diálogo com pais e estudantes”, explicou a secretária estadual de Educação, Adriana Aguiar.

A gestora também destaca que a Seduc está auxiliando as escolas estaduais nestas cidades para que recebam os estudantes com segurança. "Orientamos que nesta segunda-feira ocorra a abertura das escolas para o acolhimento dos estudantes, com a entrega das máscaras, orientações sobre os protocolos de segurança, rotinas educacionais e diálogo com a comunidade escolar", frisa.