
O Governador Marcelo Miranda (PMDB) assegurou nesta quinta-feira (24) que a empresa responsável pelo concurso da PM será conhecida na próxima segunda-feira, 28. A garantia, foi dada durante a audiência no Palácio com os 17 vereadores de Araguaína.
Logo após a audiência, Marcelo concedeu entrevista e falou sobre o andamento do concurso da PM. "Está em curso o processo para que possa ser publicado até o dia 28 [de agosto] o edital de convocação para que as empresas habilitadas possam realmente iniciar a publicação [do edital] do concurso" anunciou.
Na próxima segunda-feira, ocorre a abertura das propostas das empresas interessadas em realizar o concurso, em que será conhecida a banca escolhida. A assessoria do governador ressaltou que haverá ainda prazo de 30 dias para tramites de futuros recursos, só então será publicado o resultado definitivo da licitação.
Em relação a publicação do edital, o Governador não precisou data, entretanto, assegurou que será em breve. A previsão é que o certamente oferte 1.040 vagas, sendo 1.000 para soldados-900 do sexo masculino e 100 do sexo feminino. Além 40 vagas para oficiais, sendo 36 destinadas a homens e quatro para mulheres.
A publicação do edital está com um ano de atraso. A previsão, anunciada pelo Governo do Tocantins, era para agosto de 2016. Mas, um ano depois, a organizadora sequer foi escolhida. O último concurso da PM no Tocantins foi realizado em 2013 e ofertou 300 vagas, sendo 270 para o sexo masculino e 30 para o sexo feminino.
RequisitosAlém da escolaridade de nível médio, o candidato deve ter idade entre 18 e 30 anos. Altura mínima de 1,63m para homens e de 1,60m para mulheres são requisitos para concorrer a uma das vagas no concurso da PM-TO. Para se tornar Soldado também será necessário possuir CNH, permissão válida para dirigir ou comprovante de aprovação junto ao Departamento Estadual de Trânsito ? DETRAN, no mínimo na categoria "B".