
Nesta quinta-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) do realizou o sorteio para distribuir o tempo do horário eleitoral gratuito aos partidos e coligações.
O bloco do candidato à reeleição pelo governo do Tocantins Wanderlei Barbosa (Republicanos) terá o maior tempo na propaganda eleitoral gratuita. Já a coligação do adversário Ronaldo Dimas (PL) terá o segundo maior tempo. O horário eleitoral gratuito na TV e rádio inicia no próximo dia 26 de agosto e vai até 29 de setembro.
O tempo para candidato é proporcional à representatividade da coligação política no Congresso Nacional. Assim, os candidatos que se aliam com partidos políticos com mais deputados têm mais tempo na TV e rádio.
A TV Anhanguera será a emissora que irá receber dos candidatos os arquivos de áudio e de vídeo e transmitirá os programas eleitorais dentro do horário determinado por lei.
Neste ano, a TV e o rádio vão transmitir dois blocos diários de propaganda eleitoral gratuita, de segunda a sábado. Se houver segundo turno, a programação será retomada de 7 a 28 de outubro.
Blocos do horário eleitoral
Seguindo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda será exibida de 13h às 13h25 e de 20h30 às 20h55 na TV. No rádio, o horário é de 7h às 7h25; e de 12h às 12h25.
- Segundas, quartas e sextas: programas eleitorais de candidatos aos cargos de governador, senador e deputado estadual;
- Terças, quintas e sábados: programas eleitorais de candidatos aos cargos de presidente e deputado federal.
Conforme o TRE-TO, o tempo para cada partido, coligação ou federação ficou da seguinte forma:
Wanderlei Barbosa - Coligação União Pelo Tocantins (PSDB/CIDADANIA, Republicanos, PDT, PTB, União, Solidariedade) - 4 minutos e 36 segundos
Ronaldo Dimas -Coligação A Transformação Que o Tocantins Precisa (MDB, PODE, PL) - 2 minutos e 4 segundos
Paulo Mourão - Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B, PV) - 1 minuto e 45 segundos
Irajá - Coligação O Futuro é Pra Já (PSD, AVANTE) - 1 minuto e 8 segundos
Karol Chaves - Federação PSOL/Rede - 26 segundos
Os partidos DC, AGIR, PSTU, PMB, PCB, UP, PMN, PCO E PRTB não terão propagandas veiculadas no horário por não terem atingido percentuais definidos pelas normas do TSE.