Notícias

Bombeiros abre 45 vagas para o Curso de Habilitação de Oficial de Administração

A seleção é interna e as provas foram aplicadas na manhã desta quinta-feira. O curso terá duração de seis meses

Bombeiros militares que disputam as vagas do CHOA respondem questões na prova objetiva.
Foto: Luiz Henrique Machado/Gov. TO

O Corpo de Bombeiros Militar está selecionando 45 candidatos para as vagas no Curso de Habilitação de Oficial de Administração (CHOA). A prova objetiva ocorreu na manhã desta quinta-feira, 21, no Campus da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Apesar das 45 vagas, o processo seletivo é apenas para subtenentes e tem critérios diferentes.

As provas desta quinta, tiveram 50 questões e o resultado preliminar será publicado neste dia 22, sexta-feira.

A Comissão Organizadora do Certame prevê para o final de outubro, finalizar todas etapas inerentes à seleção, para que se inicie, em 08 de novembro, a formação da turma.

Segundo explicou o tenente-coronel Thiago Franco Santana, vice-presidente da Comissão, dos 45 alunos, 23 vão para o CHOA após passarem pelo processo de seleção, as outras 22 vagas são para critério de antiguidade.

“O processo seletivo é muito importante para o CBMTO em si, porque traz da tropa os profissionais que têm vasta experiência e que vão galgar as funções administrativas do oficialato. Com certeza podem auxiliar em muito a administração do Corpo de Bombeiros para o desempenho de um melhor serviço para a sociedade”, disse o tenente-coronel Franco.

A programação do curso prevê a formação em seis meses, com término para o dia 21 de abril de 2021. “Os alunos vão participar de várias frentes de instrução, mais focados na parte administrativa e na gestão do atendimento das ocorrências”, esclareceu Thiago Franco.

Para ingresso no CHOA, são duas formas de acesso. Uma delas, e que vale para 22 candidatos, é por antiguidade, e a outra parte é para os subtenentes que tenham mais de um ano na graduação e participaram do processo seletivo.

“A diferença é que os convocados não participam das provas objetivas e nem do TAF, contudo, precisam se submeter aos exames de saúde”, informou o tenente-coronel.

O Teste de Aptidão Física (TAF), será nos dias 27 e 28 de outubro. Dia 27, será também a data para os exames de saúde. Nos dois casos pode haver a eliminação do candidato.

A programação prevê para 05 de novembro, a divulgação do resultado final dos aprovados, e também a matrícula no curso.