
Iniciados na segunda-feira, 06, os testes aplicados pelo Comitê Nacional de Busca e Resgate com Cães (CONABRESC), que acontecem em Magé - RJ, já renderam quatro Certificações aos binômios do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins: subtenente Raphael Mollo/Sky, e cabo Raphael Gusmão/Dori. O evento é nacional, reunindo duplas de bombeiros e cães de corporações de cinco estados, e termina nesta sexta-feira, 10.
As provas são aplicadas em escombros existentes na sede da Seção de Operações com Cães, do 2⁰ Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, em Magé. O local é próprio para o treinamento do Grupamento, mas está servindo ao Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), por meio do CONABRESC.
“É primordial o aprimoramento das nossas equipes e por isso demos o apoio necessário para que os dois binômios pudessem estar no Rio de Janeiro, buscando as certificações. Estamos felizes com os resultados, pois o atendimento à população é o nosso foco”, disse o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.
O Governo do Tocantins também apoia a ação e participação das duas equipes na Certificação.
Desde o primeiro dia de testes, os militares tocantinenses têm conseguido bons resultados. Cada binômio já esteve em uma prova de Habilidades Específicas e em três provas na área de busca, sendo duas na Modalidade Busca Urbana com Estrutura Colapsada, e uma em Busca Rural, com pessoa perdida em mata.
No primeiro dia de testes, o binômio Raphael Mollo/Sky realizou prova de Busca Urbana, modalidade Vivo, tendo aprovação. Na terça-feira, outras conquistas, com as duas duplas sendo aprovadas no teste para Busca de Pessoas em Área Rural.
Na manhã desta quarta-feira, Raphael Mollo/Sky voltaram a ter nova aprovação, com Certificação em Busca Urbana, na modalidade Restos Mortais, nesta prova apenas 2 binômios foram aprovados, sendo um deles o binômio tocantinense. Agora, o binômio soma três certificações. A dupla Gusmão/Dori, teve uma Certificação, até então.
"Essa certificação em Busca Urbana, na modalidade Restos Mortais, coloca o Corpo de Bombeiros do Tocantins - Mollo/Sky - dentro de um grupo seleto, para atender desastres nacionais e, dependendo do tipo de convocação, até mesmo em outros países”, explicou o subtenente Raphael Mollo.
Sky é a cadela da raça Pastor Belga Malinois, de 06 anos de idade, que foi a primeira na Região Norte do Brasil a ter Certificação Nacional em Busca e Resgate de Pessoa em Estrutura Colapsada, ainda em 2019. Já a cadela Dori, está com 06 anos de idade e é da raça Boiadeiro Australiano, sendo a primeira vez que é submetida a uma prova de certificação.
Nesta quinta-feira, 09, haverá a última prova do evento, de Busca Rural, na modalidade Restos Mortais. Há a possibilidade de os dois binômios conquistarem novas Certificações.