Notícias

Bombeiros encerram buscas por idoso que desapareceu enquanto cuidava do gado em fazenda

Conforme a polícia, a propriedade do idoso fica nas proximidades do Lago dos Crentes. Ele foi visto pela última vez na sexta-feira (2).

Bombeiros encerram buscas por Jorge Almeida Basílio, de 74 anos, que desapareceu em Caseara
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Bombeiros/Divulgação

O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas por Jorge Almeida Basílio, de 74 anos, desaparecido há dez dias. O idoso foi visto pela última vez quando saiu de casa para cuidar do gado na região do Cantão, em Caseara.

A Polícia Militar informou, no domingo (11), que permanece no local com um número reduzido de equipes. Segundo os relatórios dos bombeiros, a última possível evidência sobre o paradeiro dele foi achada na quarta-feira (7) quando moradores relataram terem encontrado indícios de uma possível dormida na região.

De acordo com os bombeiros, a vegetação e relevo dificultam as buscas terrestres porque há vários trechos de difícil acesso. A equipe de resgaste retornou a Palmas no sábado (10). Em nota, a coorporação informou que "após análise das evidências encontradas, as equipes conversaram com a família da vítima e decidiram suspender as buscas e encaminhar o caso para investigação policial."

Como o idoso desapareceu

Jorge Basílio desapareceu na sexta-feira (2), quando estava cuidando do gado na fazenda dele. Ele mora em uma ilha da região com a esposa e mais dois idosos especiais. Conforme os bombeiros, a ilha fica a 20 minutos da Praia do Sol.

Segundo a filha do idoso, ele sofre de depressão, controlada com uso de medicamentos. Moradores da região e familiares começaram a procurar por ele no sábado (3). No dia seguinte bombeiros e Polícia Militar chegaram ao local.

Buscas por água, terra e ar

Além de pessoas da comunidade, o Grupo de Operações com Cães (GOC), do Batalhão de Choque, uma equipe Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), bombeiros com uso de drone e helicóptero, fizeram parte das buscas. Conforme os militares, o local é de grande extensão territorial e de difícil locomoção.

As equipes fizeram uma varredura próximo ao curral com o auxílio do cão farejador, e também em um ponto onde foram vistos rastros de animal, mas não encontrou nenhuma pista. Os bombeiros também percorreram as margens do rio, com uso de barcos.