A BRK é responsável pelo abastecimento de água tratada e saneamento em Araguaína
Foto: Divulgação BRK

Em comunicado à imprensa nesta quinta-feira (15/08), a BRK Ambiental esclareceu sobre a falta de água que impactou 15 bairros de Araguaína. A concessionária explicou que a situação é decorrente do soterramento do principal poço que abastece a região. 

Conforme o comunicado, a previsão é de que o novo poço que está sendo perfurado comece a operar a partir desta sexta-feira (16). 

A concessionária ressaltou que desde o início do acidente adotou medidas de contingência com a interligação da rede de água de outros setores, restabelecendo o abastecimento em 10 bairros. Nos outros cinco bairros, o abastecimento segue com oscilação em alguns horários. 

Ainda segundo a empresa, a ativação do novo povo permitirá a plena normalização do abastecimento no início da próxima semana. 


Confira a íntegra da nota

"A BRK | Saneatins, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, vem esclarecer sobre a situação do abastecimento de água em Araguaína, nos bairros que foram impactados pelo soterramento do principal poço que abastece a região. De forma imediata, foram tomadas medidas de contingência, com a ativação de um novo poço e a interligação da rede de água de outros setores, o que possibilitou a retomada do abastecimento em 10 bairros.

 
Para os 5 bairros que continuam com oscilação no abastecimento, com ocorrência de falta d’água em alguns horários do dia, foram mobilizados caminhões-pipa para atendimento emergencial e prioritário de escolas, creches e unidades de saúde, além do abastecimento de residências, onde há atendimento pela concessionária.
 
Um novo poço está sendo perfurado, com previsão de conclusão e operacionalização a partir desta sexta-feira (16), permitindo a plena normalização do abastecimento no início da próxima semana.
 
É importante esclarecer que interrupções emergenciais ou programadas podem acontecer nos demais bairros de Araguaína, por ocorrências operacionais, sem qualquer relação com a perda do poço, como vazamentos em redes, queima de equipamentos, interligação de novos sistemas. Estas interrupções são comunicadas aos clientes dos bairros afetados, via SMS, carro de som ou card de WhatsApp, conforme a ocorrência e abrangência da área impactada.
 
Informa ainda que, nas áreas de ocupação irregular, onde as ligações são clandestinas, não está sendo feito atendimento, pois, conforme previsto na legislação vigente, a concessionária não pode atender áreas irregulares.
 
A companhia reforça que está inteiramente dedicada a retomar a normalidade do abastecimento nas áreas afetadas e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários."