Notícias

BRK ativará novos geradores de energia da Estação de Tratamento de Água de Palmas

Equipamentos garantem mais segurança operacional, trabalhos devem ser realizados na madrugada desta segunda-feira (9).

Equipamentos garantem mais segurança operacional.
Foto: Divulgação/BRK

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em 47 municípios do Tocantins, está realizando obras de ampliação da maior Estação de Tratamento de Água de Palmas. A concessionária investiu até agora R$ 28 milhões na ampliação e em melhorias na unidade que garantirá o abastecimento da capital nos próximos 40 anos. Na madrugada da próxima segunda-feira (09), serão ativados os novos geradores de energia instalados na estação, mais modernos e automatizados. 

Durante os trabalhos, os reservatórios estarão cheios para que não venha a faltar água na cidade. Os novos geradores irão garantir que a cidade seja abastecida em casos de panes elétricas. De acordo com a Engenheira da BRK Ambiental, Sandra Leal, esta é uma importante etapa no processo de modernização da estação que é a maior do Estado do Tocantins.

"Estamos realizando esse trabalho com o objetivo de garantir mais segurança operacional no processo de fornecimento de água", conta Sandra.

A estação possui um processo complexo composto por diversas etapas. O tratamento de água começa no gradeamento onde são retiradas folhas, galhos e outros materiais. Após essa etapa é realizada a floculação, onde as partículas de impurezas se juntam e são removidas.

Na decantação as partículas que sobraram afundam, depois é feita a filtração, onde a água passa por filtros para a retirada de partículas menores. Também são adicionados cloro e flúor para garantir a desinfecção total da água e a prevenção da cárie dentária, respectivamente. Após essas etapas, a água é distribuída para os reservatórios.

A concessionária está preparada para realizar manobras caso os trabalhos venham a se estender durante o dia. Equipes com caminhões pipa estão preparadas para garantirem o abastecimento caso algum reservatório tenha o nível reduzido rapidamente. A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do Brasil, conheça a atuação da concessionária no site www.brkambiental.com.br ou ligue 0800 6440 195.