Almas, Araguaçu, Xambioá, Araguaína, Gurupi e Nazaré comemoram 66 anos
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 14, seis cidades tocantinenses celebram 66 anos de emancipação política: Almas, Araguaçu, Xambioá, Araguaína, Gurupi e Nazaré. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, destaca o compromisso com essas localidades e ressalta a importância do saneamento para a melhoria da qualidade de vida da população.

Cada um desses municípios apresenta singularidades históricas, culturais e geográficas. Para promover um desenvolvimento sustentável, as localidades se beneficiam dos serviços de saneamento básico prestados pela companhia, que contribuem significativamente para o avanço dos indicadores de saneamento no estado, superando a média nacional.

Em Araguaína, por exemplo, a BRK evitou que 1,6 bilhão de litros de esgoto fossem despejados nos córregos da cidade no primeiro semestre de 2024, graças à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra, que atende mais de 190 mil pessoas. Já em Gurupi, a concessionária presta serviços de coleta e tratamento de esgoto para mais de 55 mil habitantes, superando a média nacional. Além disso, a concessionária fornece água tratada para 100% da área urbana destes seis municipios.

A diretora de operações da BRK, Sandra Leal, destaca que a data é uma oportunidade para celebrar os avanços já alcançados. “São muitos anos de atuação no Tocantins, desenvolvendo projetos, executando obras e expandindo redes para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, por meio do saneamento básico”, afirma.

Rumo à universalização

Segundo o Instituto Trata Brasil, cerca de 5.336 piscinas olímpicas de esgoto são lançadas diariamente no meio ambiente em todo país. A BRK tem se empenhado para reverter essa realidade, expandindo seus serviços e realizando campanhas de conscientização sobre a importância do acesso à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto.

Estudos indicam que a universalização do saneamento poderia gerar um impacto positivo de R$ 815,7 bilhões em benefícios socioeconômicos no Brasil em menos de 20 anos, com reflexos diretos na saúde, educação, produtividade, turismo e valorização imobiliária.

“A BRK está comprometida com a universalização do saneamento no Tocantins e segue trabalhando para expandir seus serviços e garantir que todos os tocantinenses tenham acesso à água tratada e ao esgoto tratado”, conclui Sandra Leal.