Notícias

BRK promove Mês da Árvore com palestras e atividades lúdicas; confira a programação

Iniciativa busca conscientizar sobre a importância das árvores para o equilíbrio ambiental e a preservação dos recursos hídricos.

Nesse cenário, ações de conscientização ambiental seguem sendo fundamentais. Pensando nisso, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, realiza ao longo de setembro o Mês da Árvore.
Foto: Comunicação - BRK TO
O Tocantins registrou redução de 21,8% na área desmatada entre janeiro e agosto de 2025. Apesar do avanço, o estado ainda perdeu 893 km² de vegetação no período, conforme dados do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma).
 
Nesse cenário, ações de conscientização ambiental seguem sendo fundamentais. Pensando nisso, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, realiza ao longo de setembro o Mês da Árvore.  
 
A programação inclui peça teatral, palestras, jogos educativos, roda de conversa e visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Entre as ações, destaca-se a peça ‘Capitão da Água’, voltada para estudantes, que aborda de forma lúdica o combate ao desperdício.
 
Na história, os alunos se unem ao herói Capitão da Água para enfrentar o vilão Senhor Desperdício, que incentiva práticas nocivas ao meio ambiente. A atividade proporciona aprendizado, diversão e interação entre os alunos.  
 
Durante as atividades, os participantes terão a oportunidade de compreender a importância das árvores para a preservação ambiental, especialmente na manutenção dos mananciais. Serão abordados também aspectos legais relacionados à proteção das florestas e as punições previstas para quem promove desmatamento ou queimadas.  
 
A gerente de Responsabilidade Socioambiental, Karinne Matos, reforçou que as ações trazem luz a um assunto crucial para o futuro do planeta.

“As árvores têm uma relação mais profunda com a água do que se imagina. Nosso objetivo é mostrar à população, especialmente às crianças, a importância de preservar o ciclo de vida das árvores, que são fundamentais para a manutenção dos mananciais e para a retenção da água no solo”, afirma.