A Câmara Municipal de Araguaína encerrou nesta sexta-feira (20) as atividades parlamentares de 2019 destacando resultado positivo. Todas as matérias que deram entrada na Casa de Leis foram analisadas dentro da legalidade, nas 90 sessões realizadas durante o ano.
Ao todo, 3.413 matérias foram protocoladas na secretaria em 2019. Cerca de 90 Projetos de Lei (PL) foram votados. Entre eles, destacam-se:
- Atendimento e acompanhamento psicológico de alunos e profissionais da educação na rede municipal de ensino. Autor: Professor Delan
- O direito das mães amamentarem seus filhos durante a realização de concursos públicos no município de Araguaína/TO. Autor: Silvinha
- Instituição no Município de Araguaína da Semana Municipal de Conscientização do Autismo. Autor: Marcus Marcelo
- Vedação para nomear pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Federal Nº 11.340 (Lei Maria da Penha) para cargos em comissão, no serviço público municipal. Autor: Zezé Cardoso
Ao todo foram realizadas 80 sessões ordinárias, 7 extraordinárias e 3 sessões solenes. O Poder Legislativo está trabalhando em prol do município e em especial dos munícipes.
Durante o ano, os vereadores trataram de temas como: acessibilidade, suicídio, bullying, automutilação, racismo e suas múltiplas manifestações. Também promoveram audiências públicas com a participação da comunidade.
Para o presidente da Casa, Aldair Costa (Gipão), o carro-chefe de sua gestão frente a Câmara, é sem dúvida, a participação popular.
“Entendo que os debates estimulam a participação e o interesse das pessoas. Afinal, devemos encontrar juntos o caminho para resolver as demandas da nossa sociedade. Até porque, o ponto de vista do outro, também importa”.
Gipão também defendeu a importância do trabalho do vereador perante a comunidade. “Ele investiga e trabalha em prol dos interesses da população, não olhando partidos políticos e sim o bem estar do povo. Essa integração dos cidadãos nas ações que ocorrem no Legislativo é essencial e por isso, no meu trabalho, sempre busquei que isto fosse intensificado. E agora, estamos vendo os resultados satisfatórios”.
Por fim, Gipão reafirmou que no próximo ano a comunidade pode continuar a contar com a Câmara. “Em 2020 este Parlamento vai continuar de portas abertas. A Câmara é a casa do povo, e aqui dentro, o nosso povo tem que se sentir em casa. Por esse motivo, o diálogo com a nossa gente vai continuar sendo aberto”, finalizou o presidente.
Neste fim de ano, os vereadores entram em recesso e só retomam às atividades em fevereiro de 2020.