Câmara Municipal de Presidente Kennedy (TO)
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Presidente Kennedy rejeitou as contas do ex-prefeito Ailton Francisco da Silva (PSD) referentes ao ano de 2017.  A votação foi secreta e ocorreu durante sessão realizada na manhã na última quinta-feira (19). O placar ficou 5 a favor da rejeição e quatro pela aprovação.  

Em novembro de 2019 o Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia se manifestado, em parecer técnico, pela rejeição das contas do ex-gestor. Na época, o órgão de controle apontou inconsistências na prestação de contas da prefeitura, no exercício 2017.

O parecer do TCE apontou déficit financeiro nos recursos do Fundeb. Além de execução da despesa inferior a 65% nas funções segurança pública, cultura, gestão ambiental, industrial, assistência social, direitos da cidadania, urbanismo, comunicações e encargos especiais.

Apesar de caber recurso, o ex-prefeito não contestou o parecer prévio do TCE e as contas foram consideradas rejeitadas. Em 30 de janeiro de 2020 o órgão de controle enviou ofício à Câmara de Presidente Kennedy, que tem a palavra final. Isto é, pode aprovar ou reprovar o balancete, independente da decisão do TCE.

Diante disso, a Câmara realizou sessão na última sexta-feira para votar a pauta. Segundo fonte, a votação, que é secreta, foi tranquila e sem debates acalorados. A previsão inicial era de que as contas do ex-prefeito seriam aprovadas.

Todavia, um voto surpresa e não declarado, reverteu a previsão e as contas do município referente a 2017 foram reprovadas.

A reportagem não conseguiu contato com ex-prefeito Ailton Francisco da Silva e o espaço fica em aberto para livre manifestação dele.