Ramila Macedo
A Associação das Pessoas com Deficiência de Araguaína â??ADA promoveu na manhã desta segunda (21) a III Caminhada da Inclusão. Mais de 200 pessoas de diferentes entidades caminharam pelas ruas do centro de Araguaína para chamar a atenção da comunidade. A intenção foi sensibilizar a população para que respeite a pessoa com deficiência e pedir inclusão na sociedade.
Neste ano o tema foi “Construa acessos, derrube barreiras” que buscou chamar a atenção para a acessibilidade. Segundo um dos organizadores, Jeferson Coutinho, Araguaína possui grande público de pessoas com algum tipo de deficiência. São mais de 36 mil, segundo o Censo de 2010.
O grupo partiu da Praça do Galo e caminhou até a Praça das Bandeiras, exibindo faixas e cartazes. â??Fazemos isso pra despertar o senso crítico, o senso moral da própria sociedade, pra que eles respeitem as pessoas com deficiência. Estão parando na vaga das pessoas com deficiência. Ao fazer uma calçada, lembre que tem gente que precisa de mobilidade. Declarou Coutinho.
A falta de calçadas adequadas foi apontada como um dos principais entraves para mobilidade do pedestre, especialmente de idosos e deficientes em Araguaína.
â??Você não tem um transporte, não tem uma calçada onde você possa realmente transitar com qualidade de vida. Uma cidade acessível, ela é visivelmente organizada. Onde um cadeirante tem dificuldade de transitar, uma pessoa idosa também tem. E hoje, só em Araguaína, são 16 mil pessoas acima de 60 anos. Disse Coutinho.
Segundo ele, o movimento também buscou sensibilizar o comércio para construção de rampa de acesso. â??Somos um público alto para o comércio varejista em geral. E a gente precisa dessa acessibilidade, pra que a gente possa realmente ter a liberdade e o direito de ir e vir.
A organização agradeceu o apoio dos parceiros e a Aciara que patrocinou as camisetas. â??Esse é o terceiro ano que fazemos isso e a cada dia a gente vê uma melhora. É uma coisa muito boa não só pra uma pessoa, mas sim pra própria cidade no geral, finalizou.
Participaram da caminhada pessoas da Apae, da ADA, da Secretaria Municipal de Educação com o ensino Especial, o GAL â??Grupo de Apoio Local, do Senai, o departamento de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência do Sine, Conselho da Pessoa com Deficiência e os secretários de Habitação e Ação Social, Geraldo Silva e José da Guia respectivamente.