Notícias

Campanha agosto dourado incentiva participação dos pais durante processo de amamentação do bebê

As palestras realizadas nas UBS de Araguaína são dedicadas ao incentivo da amamentação como principal alimento nos primeiros anos de vida do bebê

Campanha de incentivo a amamentação está sendo realizada nas UBS de Araguaína.
Foto: Marcos Sandes/Ascom

 
Durante a programação da Campanha do Agosto Dourado, voltado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, a Secretaria da Saúde de Araguaína tem realizado uma série de atividades voltadas as gestantes e aos pais dos bebês. Um dos objetivos da iniciativa é incentivar a participação do parceiro no apoio ao processo de amamentação da criança.
 
“Muitas mulheres assumem esse papel com pouca orientação e tendem a ter dificuldade com a amamentação ou até mesmo desistir de amamentar o bebê por conta de uma série de problemas. Por isso além do acompanhamento médico o apoio do pai é importante, para incentivar a mãe a continuar amamentando, além de auxiliar nos cuidados com o bebê”, explicou a palestrante e acadêmica de medicina, Laire Café.
 
As atividades organizadas pela Superintendência da Atenção Básica seguem um calendário com a programação distribuída entre as 17 UBS (unidades básicas de saúde) de Araguaína e incluem uma série de palestras e rodas de conversa sobre temas como a importância nutricional do leite materno e a prática da amamentação durante o período da pandemia de covid-19.

Pai presente

O estudante de medicina Gustavo Pinheiro, de 25 anos, é pai de gêmeos e conta que sempre levou a sério a participação durante o processo de amamentação dos bebês.

“Hoje meus filhos têm 10 meses de vida e por serem gêmeos, o leite materno não durou muito tempo e eles foram amamentados até os quatro meses. Mas durante todo esse processo eu fiz questão de incentivar a mãe dos meninos a continuar amamentando o máximo possível, pois sei a importância desse alimento para o crescimento saudável das crianças”, contou o estudante.

O aleitamento materno é extremamente importante devido ao seu valor nutricional e é considerada a melhor fonte de nutrição para os bebês, sendo recomendado como alimento exclusivo até os 6 meses de vida da criança, ajudando no desenvolvimento do bebê e fortalecendo o sistema imunológico.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado é o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Sabe-se que a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano.

A Andréia de 22 anos está grávida de 5 meses e diz estar empolgada com a chegada do primeiro filho.

“Essa é uma gravidez muito esperada por mim e pelo meu marido e fiz questão de vir aqui para pegar o máximo de dicas possível. Nós temos que estar preparadas para receber nosso bebê e cuidar da amamentação é cuidar da saúde do meu filho”, disse a dona de casa, Adreia Alves.

Programação

Dia 26 (quinta-feira)
8h e 14h – UBS Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança)
 
Dia 30 (segunda-feira)
8h – UBS Dr. Dantas (Setor Costa Esmeralda)
 
Dia 31 (terça-feira)
7h50 – UBS Maria dos Reis (Setor Barros)
8h – UBS Araguaína Sul