Notícias

Campeão em quatro copas do mundo, Zagallo morre aos 92 anos no Rio

Lenda do futebol brasileiro, "Velho Lobo" esteve presente em quatro dos cinco títulos mundiais da seleção brasileira

Mário Jorge Lobo Zagallo, de 92 anos
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A história mais vitoriosa do futebol brasileiro teve seu capítulo final na noite desta sexta-feira, no Rio. Aos 92 anos, Mario Jorge Lobo Zagallo morreu. Seu legado ao mundo da bola é imensurável: foi multicampeão por onde passou, além de sempre ter se mostrado um apaixonado pelo Brasil, pela seleção brasileira. Carismático, supersticioso – era obcecado pelo número 13 – e com fama de pão duro, era atacante e foi um dos primeiros pontas a voltar para ajudar na marcação. Jogador técnico, de extrema obediência tática, tornou-se um treinador capaz de motivar seus comandados mesmo nos momentos mais difíceis.

O “Velho Lobo” presenciou o “Maracanazo” de 1950 e depois esteve presente em quatro dos cinco títulos mundiais brasileiros: como jogador em 1958 e 1962, como técnico em 1970 e como coordenador técnico em 1994. Deixará saudades.

A morte foi comunicada pelo perfil oficial de Zagallo no Instagram. “Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, diz a nota.

Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”. Com a saúde fragilizada, ele passou por várias internações nos últimos anos. Ele estava internado no Hospital Barra D’Or desde o dia 26 de dezembro. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos.

Tetracampeão mundial pela seleção brasileira, sendo duas vezes como jogador (1958 e 1962), uma como treinador (1970) e uma como coordenador técnico (1994), o Velho Lobo - como é conhecido - fez aniversário no último dia 9 de agosto. Ele também dirigiu o Brasil nas Copas do Mundo de 1974 (quarto lugar) e 1998 (vice), além de assistente técnico no Mundial de 2006 (queda nas quartas de final).

Zagallo esteve internado no mesmo hospital em julho do ano passado, por conta de uma infecção respiratória. Em outubro, o ex-jogador e treinador foi homenageado com uma estátua de cera no museu da Seleção, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), também na Barra.

 

NOTA DE PESAR 
 

"Com profundo pesar, recebi a triste notícia do falecimento do ex-jogador e ex-técnico da seleção brasileira de futebol, Mário Jorge Lobo Zagallo, na manhã deste sábado, 6 de janeiro. Único ser humano quatro vezes campeão da Copa do Mundo, o “Velho Lobo”, como era conhecido, deixa um legado de paixão ao futebol e ao Brasil. 
Ele será sempre lembrado por suas frases icônicas e pelo seu exemplo de trabalho e dedicação ao esporte. 
 Meus mais sinceros pêsames à família, aos brasileiros e aos tocantinenses que, assim como eu, puderam acompanhar a vida e a obra deste verdadeiro ícone mundial. "

 

Wanderlei Barbosa Castro 
Governador do Estado do Tocantins