
Representantes da Energisa, Ministério Público e Prefeitura durante visita ao CAPS II
Foto: Divulgação/ Comunicação - ETO O uso de energia limpa e que gera economia será a nova realidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, de Araguaína. A unidade de atendimento foi beneficiada, por meio de uma parceria entre a Promotoria de Justiça do município e a Energisa, com um sistema de geração fotovoltaica que trará uma economia de energia de 4.030 kWh por mês.
A parceria foi firmada na manhã desta quinta-feira, dia 15, durante visita de representantes da Energisa ao CPAS II e contou com a presença da promotora de Justiça Bartira Silva Quinteiro e da secretária de saúde Ana Paula Abadia. “Estamos investindo R$ 150 mil na implantação do sistema de geração de energia solar no CAPS II para suprir a demanda de energia da unidade e, com isso, o custo da energia será zerado. A expectativa é que em cerca de 60 dias o sistema já esteja funcionando”, afirma o diretor presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum.
O sistema de geração de energia será implantado por meio de um projeto de eficiência energética, promovendo a sustentabilidade com energia limpa e eficiente e, de acordo com a promotora de justiça, fortalecendo o trabalho de atenção à saúde mental: “A parceria entre o Ministério Público, o município, o estado e a Energisa é de fundamental importância para fortalecer o serviço essencial de assistência aos pacientes, promovendo essa importante política pública”, reforçou Bartira.
Para a secretária de saúde, o projeto vai possibilitar a redução de custos operacionais do Centro de Assistência e resultar em benefício para a população. “O recurso que antes era usado para a conta de luz agora será revertido para atender às necessidades do CAPS. Nós atendemos, por mês, cerca de 150 pacientes de Araguaína e região Norte com algum tipo de transtorno psíquico grave e persistente”, conta Ana Paula.
Eficiência Energética
A iniciativa, com investimento de R$ 150 mil, prevê a instalação de um sistema de geração fotovoltaica composto por 60 painéis, com estimativa de economia de energia de 48,46 MWh por ano para a unidade.
Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel, o Programa de Eficiência Energética está alinhado com os nove compromissos ASG (Ambiental, Social e de Governança) assumidos pelo Grupo Energisa e visa atender projetos rurais, de infraestrutura de iluminação pública, organizações sociais, empresas e órgãos públicos.
