Centenas de Jovens de escolas de Palmas e Miracema acompanharam nesta segunda-feira, 15, o lançamento do "Programa Oportunidade Jovem". Iniciativa do Governo do Tocantins que vai disponibilizar mais de cinco mil vagas de estágios em todo o Estado.
O programa foi lançado pelo Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, que destacou a importância da abertura de oportunidade para os jovens estudantes. "Tenho certeza que essa juventude vai levar uma nova forma de atendimento para nossas secretarias. Com oportunidade e qualificação eles vão ajudar o nosso Estado a crescer", destacou após compartilhar com os presentes sua experiência pessoal como estagiário, função que marcou o início de sua vida profissional.
Na apresentação, o secretário da Administração, Edson Cabral, destacou que o programa será realizado por meio da Secad, mas que as vagas serão levantadas nas secretarias e autarquias do governo em todos os municípios do Estado. "Com este levantamento em mãos, a Secad vai fechar, ainda este mês, parceria com uma instituição sem fins lucrativos que será a responsável pelo processo de seleção do Programa", afirmou.
A Secretária de Educação, Juventude e Esportes, Adriana Adriana Aguiar, ressaltou a importância de dar oportunidade aos jovens estudantes do Tocantins, para que eles tenham experiência, renda e consigam se posicionar no mercado de trabalho após a formação.
Autoridades e parlamentares presentes também reforçaram a importância da iniciativa em contribuir com a renda desses jovens e até colaborar para que eles consigam investir na formação profissional, já que além da oportunidade de aprendizado, eles irão receber uma bolsa de estágio com valores de que variam de R$500 a R$1.200.
É o que também destacou um dos estudantes presentes. "Essa oportunidade traz benefícios também para a família, pois esta renda ajuda o estudante a se estruturar e focar no que deseja atingir, então eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado", destacou o estudante de administração, Maicon.
O estágio terá a duração de até 24 meses, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência, conforme preceitua o artigo 11 da Lei nº 11.788/08. A Carga horária deve variar de acordo com os níveis de estágio (médio, técnico, superior), de 4 a 6 horas por dia. Mais informações serão disponibilizadas na página da Secad na internet (www.secad.to.gov.br).