Governador Mauro Carlesse visitou a farmacêutica que será a fabricante no Brasil da Sputinik V
Foto: Reprodução

O governador Mauro Carlesse (DEM) visitou a sede da União Química, em Brasília-DF, na manhã desta terça-feira.  A farmacêutica será a fabricante no Brasil da Sputinik V, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.

Estou aqui na União Química, junto com os governadores, vendo a possibilidade de comprar as vacinas para levar para o Estado do Tocantins. (...) Se Deus quiser, breve nós estaremos aí imunizando toda a população do estado do Tocantins. Pontuou Carlesse.

Segundo a Agência Brasil, representantes de 18 estados e do Distrito Federal visitaram as instalações da farmacêutica. A visita dos governadores ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que Estados e Munícipios também podem importar vacinas contra a covid-19.

No caso da Sputinik V, ainda não há autorização da Anvisa para uso emergencial ou definitivo no Brasil. “Os governadores desses estados querem a liberação célere da vacina, para que o início da produção em larga escala ocorra o quanto antes.”

O governador do Piauí, Wellington Dias, que organizou a visita, frisou que a União Química deve apresentar, até a próxima semana, ao Fórum de Governadores um cronograma para a produção própria da Sputinik V.

—Acredito que vão ter condições de início de produção no mês de abril, com capacidade de 8 milhões de doses ao mês. Com base nisso [queremos saber] o que é possível, além do que já está contratado, o que é possível acrescentar de entrega entre abril e julho para que, com isso, a gente possa estar com mais vacinas para mais cedo imunizar os brasileiros.  Disse Wellington Dias.