Notícias

Carreta do Hospital do Amor levará atendimento gratuito a mulheres durante a Expoara

Atendimentos de mamografia serão realizados por meio da parceria Prefeitura, Hospital de Amor e Sindicato Rural nos dias 2 a 9 de junho, no parque de exposições

As mulheres com idade entre 50 e 69 anos que tiverem interesse, deverão agendar o atendimento na sede da Secretaria da Saúde.
Foto: Marcos Sandes/Ascom

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, oferecerá atendimento gratuito voltado para a saúde da mulher durante a Expoara (Exposição Agropecuária de Araguaína). Dos dias 2 a 9 de junho, a carreta do Hospital do Amor estacionará no Parque de Exposições Dair José Lourenço para a realização de exames de mamografia em pacientes entre 50 e 69 anos.

“Essa será mais uma ação para sensibilizar a população para a importância da detecção precoce do câncer de mama em mulheres na faixa etária alvo. Queremos conscientizar o público feminino sobre a importância da realização dos exames periódicos, para então evitar problemas futuros”, destacou a coordenadora municipal do Ciclos de Vida, Littza Araújo.

A ação tem a parceria entre o Município, Hospital do Amor e Sindicato Rural de Araguaína.Critérios

Para a realização do exame, as pacientes deverão seguir alguns critérios, além da idade: não estar grávida ou amamentando; não ter realizado o exame em um período menor que um ano em outra instituição; não utilizar hidratantes e talcos antes do exame e mulheres que já trataram de câncer de mama não podem fazer a mamografia na carreta.

Por agendamento

As mulheres que tiverem interesse, deverão procurar a Secretaria da Saúde de Araguaína, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, para fazer o agendamento. É necessário levar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço.  As pacientes passarão por um cadastro, serão agendadas e encaminhadas no dia e local estabelecido para a realização do exame.

A previsão é de que mais de 300 mulheres sejam atendidas durante os dias em que a unidade móvel ficará no Parque de Exposições. Os resultados dos exames serão entregues, após 40 dias da realização, na Secretaria da Saúde.

Outras ações

Em outubro do ano passado, durante as ações do Outubro Rosa, a unidade móvel esteve em Araguaína. Em três dias de atendimento realizou, aproximadamente, 130 exames de mamografia.