Notícias

CCZ de Araguaína leva atividades às crianças para estimular desde cedo o combate à dengue

Até o final da semana, a Prefeitura intensificará vistorias e orientações nos comércios, moradias, empresas e escolas

Mesmo após a semana, uma programação será elabora para escolas públicas que devem retornar às aulas em fevereiro.
Foto: Marcos Sandes/Ascom

“Deixou brinquedos espalhados no quintal, volte duas casas” é uma das penalidades de um jogo do CCZ (Centro de Controle do Zoonoses) de Araguaína que é levado às escolas e creches, com objetivo de ensinar as crianças sobre o combate à dengue usando uma maneira lúdica. Nessa quarta-feira, 26, os alunos do Centro Educacional Infantil participaram desta brincadeira, que faz parte das atividades da Semana D de combate à Dengue.

A visita à unidade foi realizada pela equipe do Núcleo de Educação e Saúde do CCZ, e contou ainda com um servidor fantasiado de mosquito Aedes aegypti, que é o agente vetor da dengue, Zika vírus, chikungunya. “As crianças são muito visuais e o uso de jogos, de fantasias, música e teatro chamam muito a atenção delas”, ressaltou a professora Daniella Gonçalves.

A técnica do núcleo Leidevane Moreira explicou que cada público recebe uma atividade diferente. “Nós atendemos todas as faixas etárias, desde crianças até adultos. Nas escolas nós atingimos já um bom nível porque hoje são as instituições que pedem nossas palestras e os pais já relataram que os filhos chamam atenção para água parada e lixo descartado irregularmente”.

Nessa quarta-feira, 26, os alunos do Centro Educacional Infantil participaram do jogo do CCZ. Foto: Marcos Sandes/Ascom

Programação

A Prefeitura segue intensificando vistorias e orientações nos comércios, moradias, empresas e escolas. Nesta quinta-feira, 27, haverá palestra no Frigorífico Minerva às 9 horas. Já na sexta-feira, 28, as atividades são no CEI (Centro Educacional Infantil) Sucesso, no Bairro Cimba, às 9h30 e 15h30 e ainda terá um Pit Stop Ecológico no Pé de Pequi, Setor Morada do Sol, às 15 horas.

Mesmo após a semana, uma programação será elaborada para escolas públicas que devem retornar às aulas em fevereiro e continuará sendo realizada a toda comunidade.

Ações intensificadas

Os agentes de combate às endemias estão realizando vistorias em todo o município, principalmente nos 17 bairros com mais casos de dengue: Araguaína Sul, São João, Neblina, São Miguel, Vila Azul, Monte Sinai, Morada do Sol 1 e 3, Setor Couto, Setor Brasil, Universitário, Costa Esmeralda, Eldorado, Nova Araguaína, Itaipu, Patrocínio e Mônaco.

Outra medida que está sendo tomada para combate à dengue é a intensificação da fiscalização em terrenos baldios, pelas equipes de Saúde, Postura e Meio Ambiente. A Prefeitura publicou uma notificação pública no Diário Oficial do Município nº 2.473 direcionada aos proprietários dos lotes. Caso o proprietário não realize a limpeza em 10 dias, será aplicada uma multa no valor de R$ 300, somada aos custos dos serviços que venham a ser executados pelo Município para realizar a limpeza do lote.