Notícias

CCZ de Araguaína recebe prêmio de melhor equipe de endemias do norte do Tocantins

Trabalho do Centro de Controle do Zoonoses foi considerado referência na identificação de larvas e pupas de Aedes aegypti, escorpiões e do bicho barbeiro, transmissor da Doença de Chagas

Entre os critérios avaliados estão a regularidade no envio mensal de amostras , avaliação do controle de qualidade e o tipo de informações enviados
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

A Prefeitura de Araguaína recebeu, no último mês de novembro, o prêmio de melhor equipe de endemias e Laboratório de Entomologia da região de saúde do Norte do Tocantins, devido ao trabalho realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Município. O prêmio foi entregue durante a IX Reunião Anual de Avaliação da Rede de Laboratórios Entomoparasitológicos do Estado do Tocantins, realizado em Palmas, neste mês de novembro.

A homenagem é referente ao trabalho realizado pelos laboratórios durante o ano de 2024, onde o CCZ de Araguaína foi considerado referência na identificação de larvas e pupas de Aedes aegypti, escorpiões e triatomíneos, nome científico do inseto conhecido como barbeiro, transmissor da Doença de Chagas.

“Este prêmio é um reflexo da dedicação do Município no combate às endemias e da seriedade com que a Prefeitura de Araguaína trata este tema. Estamos sempre em busca de novas formas de combate e focados na qualidade do nosso laboratório, se enquadrando nos critérios recomendados”, diz a secretária de Saúde de Araguaína, Dênia Rodrigues.

Entre os critérios avaliados estão a regularidade no envio mensal de amostras de larvas, barbeiros e escorpiões ao Laboratório Estadual de Entomologia Médica do Tocantins, Avaliação do controle de qualidade e o tipo de informações enviados ao controle de qualidade.

Investigação epidemiológica

O trabalho dos agentes de combate às endemias de Araguaína funciona por meio de visitas domiciliares a cada dois meses, quando, além da busca ativa por focos, é realizada a sensibilização da comunidade acerca da importância de detectarem os insetos transmissores de doenças e o devido fluxo de encaminhamento deles para a identificação e exames específicos.

Em parceria com os agentes de endemias, os agentes comunitários de saúde também realizam um trabalho educativo durante as visitas domiciliares e repassam orientações à população sobre como lidar com cada espécie de animal doméstico.

“O peso nessa avaliação gira em torno da qualidade do serviço prestado à população, pois os resultados das análises laboratoriais direcionam as ações a serem executadas, com embasamento laboratorial. É importante ressaltar que as rotinas de serviço passam por um rígido controle de qualidade, para garantir a confiabilidade, precisão e padronização de todos os processos e resultados, desde a coleta e identificação dos insetos até a análise de dados e relatórios técnicos para então à tomada de decisões”, explica a coordenadora do Laboratório Municipal de Entomologia de Araguaína, Ketren Gomes.