Fernando Almeida

Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) realizaram na tarde  desta quinta-feira,  20,  uma perícia no avião Cessna  210 ( prefixo PR-VPI) que caiu  ontem em Araguaína (TO).  No acidente aéreo uma criança de 7 anos morreu,  outras duas e o piloto da aeronave ficaram feridos. 

Trabalho da Perícia

Durante 1h45min, os técnicos do Cenipa realizaram a perícia na aeronave, tirando fotografias e avaliando quais componentes a serem retirados para fazer análise laboratorial. Entre as peças a serem retiradas estão motor e a hélice da aeronave. Segundo o perito, esta análise é preliminar e serve  para levantamento de informações  a fim de identicar as causas do acidente.

Coleta de dados

“Essa fase inicial do trabalho é de coleta de dados. Então nós vamos buscar dados da parte operacional do piloto, da parte de manutenção da aeronave, verificar na meteorologia as condições climáticas e  análise de decolagem. Coletamos informações de testemunhas que estiveram no local.  Fizemos medições no local para ver a trajetória de aproximação e do impacto (da aeronave na residência),” explicou o Tenente Coronel Mattos.   Ele estava acompanhado do Sub-Oficial Eduardo.

Segundo o Tenente Coronel da Aeronáutica, ainda não se pode apontar as causas do acidente. “Ainda é prematuro, tendo em vista que a gente trabalha com estas diversas informações da parte operacional, da parte de análise de material e depois que juntarmos todas essas informações, para ver quais são as influências  de um campo em outro. Aí sim, temos condições de fazer uma análise e chegar a uma conclusão,”  frisou. Porém, afirmou que não tem um prazo para que isso ocorra. Após a perícia, o monomotor foi levado em um guincho para o aerporto de Araguaína.  Desde ontem a área ficou isolada e a PM fez a segurança do local.

Culpabilidade  

Em relação à parte criminal, esta fica a cargo da Polícia Civil de Araguaína.  O piloto Delano Martins Coelho foi indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e lesão corporal. Ele pagou uma fiança de R$ 3.600,00.  O advogado da empresa de Táxi Aéreo, Thiago Alencar, afirmou está sendo prestado todo o apoio logístico à família da vítima fatal e que o seguro da aeronave já foi acionado.  O advogado não concedeu entrevista ao Programa Primeira Mão (Band) e ao Tomaz Xavier (TV-Líder),  argumentando que nas referidas emissoras foram exibidas cenas inadequadas da vítima fatal.

 Apuração

De acordo a Anac, a Aeronáutica fará um relatório preliminar e   ao final do processo, se houver comprovação de irregularidades, os responsáveis podem ser autuados e multados, além de terem suspensão ou cassação de licenças, habilitações e certificados.  Ainda conforme a Anac, quando o caso for encerrado, também pode ser encaminhado pela ANAC ao Ministério Público (MP) para análise de possível aplicação de penalidades na esfera criminal.

Vítimas

O bimotor  decolou ontem no aeroporto de Araguaína,  três minutos após perdeu altitude, caiu na área residencial, atingindo uma casa e três criaças que brincavam no quintal.  Thauane Feitosa Vieira (7 anos) veio a óbito no local e foi sepultada na tarde desta quinta-feira, 20.  O piloto Delano Martins Coelho, 38 anos, está no Hospital D. Orinone.  Beatriz Feitosa (11 anos)  fraturou a perna esquerda e passou por cirurgia no HRA.  Pedro Felipe ( 4 anos)  ficou levemente ferido. 

Situação da aeronave 

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave estava regular. Também que a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia.   A aeronave adquirida em 2010 tem capacidade para 05 pessoas,  pertence à  empresa Talla  Táxi Aéreo de  Belém-PA e está registrada em nome de Paulo Cesar Santos Silva.  No momento do acidente havia apenas o piloto.  Segundo o representante da empresa, Alcides Miguel da Silva, a aeronave passou por manutenção há 2 meses e após isso tinha apenas 4 horas de voo.  

Leia +

Avião monomotor cai no Setor Nova Araguaína, atinge uma residência e mata uma criança de 7 anos

Peritos fotografam peças da aeronave que caiu ontem em Araguaína