Notícias

CER de Araguaína doa 60 cadeiras de rodas e de banho e entrega 5 próteses a pacientes

Centro Especializado em Reabilitação do Município oferece atendimentos gratuitos especializados e é referência para 63 cidades da região

As doações fazem parte do trabalho realizado na unidade, criada pela Prefeitura de Araguaína e administrada pelo Hospital de Amor, que já realizou nos últimos cinco anos, mais de 115 mil atendimentos pelo SUS
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Araguaína receberam nesta sexta-feira, 5 de setembro, de forma gratuita, 60 cadeiras de rodas e de banho, além de 5 próteses de membros inferiores produzidas sob medida na própria Oficina Ortopédica do Município, para cada usuário do serviço.

As doações fazem parte do trabalho realizado na unidade, criada pela Prefeitura de Araguaína e administrada pelo Hospital de Amor, que já realizou nos últimos cinco anos, mais de 115 mil atendimentos gratuitos por meio do SUS Sistema Único de Saúde (SUS) em diversas especialidades para tratamento físico, intelectual, auditivo e visual.

“A entrega dessas cadeiras sob medida e das próteses fabricadas de acordo com a necessidade de cada paciente, são apenas uma parte do trabalho tão importante que é realizado aqui. O CER de Araguaína é referência para todo o Norte do Tocantins, recebendo pacientes de outros 46 municípios que não possuem esse atendimento. Araguaína se orgulha desse trabalho e está sempre em busca de mais benefícios para a nossa população”, destacou a primeira dama do Município, Ana Paula Lopes, que representou o prefeito Wagner Rodrigues durante a cerimônia.

Com esta entrega, a unidade atinge o marco de mil cadeiras, de rodas e de banho, entregues desde 2023. Um dos pacientes do CER que recebeu a prótese nesta sexta-feira, foi o jovem Wilson Bernardo, de 21 anos, que perdeu a perna direita em um acidente de trânsito no ano passado.

“A minha vida mudou completamente, perdi meu emprego e minha autonomia, até descobrir o trabalho que é feito aqui dentro do CER. Receber essa prótese é um marco para mim, estou retomando a minha vida, minha rotina, graças ao serviço desses profissionais”, disse Wilson Bernardo Sousa.

Centro Especializado

O Centro Especializado em Reabilitação de Araguaína foi criado pelo Município em 2020 e realiza todos os atendimentos de graça, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), integrando a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência do Tocantins.

“Desde a criação do CER, a Prefeitura de Araguaína tem investido cada vez mais na ampliação dos serviços oferecidos aqui. Em breve a unidade também terá uma equipe especializada em atendimento exclusivo para autistas, integrando nosso portifólio de serviços gratuitos que atende diversas especialidades, como fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo, psicólogo, além da equipe médica”, explica a secretária da saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

Serviço de referência

O CER conta com 32 consultórios, incluindo uma sala sensorial para deficientes visuais se readaptarem às atividades de rotina, como cozinhar, uma sala para box de terapia, fraldários adulto e infantil e refeitório. A unidade está localizada entre os loteamentos Cidade Nova e Lago Azul. Além dos atendimentos gratuitos, o Centro Especializado em Reabilitação de Araguaína também oferece transporte para aqueles pacientes que não tem como ir até a unidade, garantindo o acesso ao serviço para a população de baixa renda.

“Sem o CER, eu não teria condições de custear um tratamento tão completo para o meu filho, ele teve paralisia cerebral durante o parto e desde então nossa luta se tornou diária. Aqui ele está se desenvolvendo, melhorando a cada dia e isso me dá esperança. Essa cadeira de rodas que ele ganhou também é muito cara e foi um presente maravilhoso. O CER tem feito a diferença nas nossas vidas”, disse a dona de casa Fabrícia da Silva.

Junto ao CER, também funciona a Oficina Ortopédica do Município, a única oficina ortopédica pública do Tocantins, também administrada pelo Hospital de Amor. No local são produzidos artigos ortopédicos como próteses, órteses, palmilhas, entre outras adaptações, com o objetivo de devolver a autonomia para pessoas com deficiência ou que perderam algum membro do corpo.