Notícias

Cerca de 180 mil tocantinenses já ficaram sem energia por colisões de veículos contra postes neste ano

O estado registra uma média de 30 acidentes por mês com os postes; 270 já foram abalroados neste ano no estado.

A capital Palmas lidera com o maior número de colisões com postes neste ano, com 84 casos.

Ao pegar o volante, a atenção e cuidado constante se tornam imprescindíveis para evitar acidentes. A combinação entre o consumo de álcool e falta de atenção é um dos principais fatores que colocam os condutores em perigo, representando a maioria das causas dos acidentes. No Tocantins, 270 postes já foram abalroados em acidentes neste ano, sendo 68 derrubados já no segundo semestre. Consequentemente a estes acidentes, 179,2 mil tocantinenses já tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a esses abalroamentos neste ano.

A capital Palmas lidera com o maior número de colisões com postes neste ano, com 84 casos (que provocaram interrupção para mais de 69,5 mil consumidores da cidade), seguida de Araguaína (32 casos; mais de 9,7 mil consumidores), Gurupi (15 casos; mais de 3,9 mil consumidores) e Porto Nacional (14 casos; mais de 5,1 mil consumidores). Os demais acidentes ocorreram nos outros munícipios do estado. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (19/09) pela Energisa Tocantins.

O Coordenador do Centro de Operações Integrado da Energisa, Tony Franco, reforça que a segurança sempre deve ser uma prioridade no trânsito, já que acidentes deste tipo podem afetar toda a comunidade. “Dependendo do poste atingido, milhares de clientes podem ficar sem energia. Escolas, unidades de saúde, unidades de segurança, comércios – todos podem ser impactados. Por isso, recomendamos sempre total atenção no trânsito. Não usar o celular enquanto dirige e manter-se sempre alerta são orientações fundamentais”, alerta.

É válido relembrar que num caso de acidente deste tipo, é importante manter a calma e resolver a situação com cautela, tendo consciência dos riscos envolvidos. “O risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é extremamente alto, especialmente se os cabos de energia forem rompidos. Mesmo com a rede de distribuição da concessionária equipada com tecnologia de proteção que interrompe o fornecimento em situações como essa, é sempre importante considerar a rede energizada e tomar as devidas precauções”, aconselha ainda o Coordenador.

Em caso de acidentes envolvendo postes, os ocupantes devem permanecer dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora. Quem presencia o acidente deve manter distância do veículo e acionar o socorro imediatamente. É importante manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330). Confira abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença na segurança das pessoas em casos como este:

- Em situações de emergência, é importante manter-se a calmo para tomar decisões seguras.

- Caso você identifique não seguro, permaneça dentro do veículo.

- Não toque no poste ou nos fios elétricos: Mesmo que pareçam inofensivos, os fios podem estar energizados e representar um risco à vida.

- Se houver água no local, ou estiver chovendo, mantenha-se dentro do veículo. Se estiver presenciado um acidente, mantenha-se afastado para evitar a condução de eletricidade.

- Espere pela ajuda especializada: Somente profissionais capacitados devem se aproximar do local do acidente para realizar os procedimentos de segurança.

- Não utilize ou toque em qualquer objeto metálico para tentar se desvencilhar do poste ou dos fios.

-  Caso veja uma colisão envolvendo postes e fios elétricos, mantenha-se afastado e entre em contato com Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330)

- Caso presencie um acidente desse tipo, informe às pessoas próximas sobre os riscos e instrua-as a manterem distância.

- Dirija com responsabilidade e atenção, respeitando as normas de trânsito, para evitar acidentes.