Usina hidrelétrica de Lajeado está com as comportas abertas desde o dia 12.
Foto: Divulgação

As fortes chuvas nos últimos dias têm causado alagamentos e prejuízos de norte a sul do Tocantins. Na região da bacia do Rio Tocantins, o nível do rio subiu e desde o dia 12 de dezembro as comportas da Usina Hidrelétrica de Lajeado estão abertas, aumentando o volume de água que passa pela barragem.

Em Miracema, a Praia do Funil desapareceu, ficou completamente submersa no fim de semana. Só o teto das barracas e a parte de cima das tendas ficaram visíveis. A prefeitura de Miracema inclusive emitiu alerta para ribeirinhos e turistas evitarem o banho nas áreas abaixo da usina.

Por meio de comunicado, a empresa Investco, responsável pela gestão da UHE de Lajeado, disse que em razão do aumento das chuvas as comportas estão abertas. Com isso, a Defesa Civil tem sido informada a cada manobra de incremento da vazão.

A Empresa orientou que a população usuária das praias às margens do rio, nos municípios de Lajeado, Miracema, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tabocão, fique atenta à elevação do nível da água e evite o banho na região.

“A Investco acrescenta que a UHE Lajeado segue operando segundo as orientações do Operador Nacional do Sistema (ONS)”, informou o comunicado.

Em Palmas o alerta foi para o aumento no volume nas cachoeiras e o risco para turistas que visitarem a região do distrito de Taquaruçu.

Em Porto Nacional, a prefeitura alertou sobre o risco de alagamento às margens do Ribeirão São João. A Defesa Civil municipal monitora em tempo real o nível das águas para garantir com antecedência a segurança da comunidade.

Mas é no município de Peixe, no sul do estado, uma das regiões mais críticas no momento. Lá, famílias ficaram ilhadas em ranchos às margens do rio Tocantins após as fortes chuvas encherem os córregos na zona rural. Carros foram submersos e até um cavalo morreu após ser levado pela correnteza