A preparação para a Paixão de Cristo 2017 já está a todo vapor. No próximo sábado, 14, haverá recrutamento para elenco do espetáculo. Até o dia 28 de janeiro, os interessados podem comparar aos sábados, de 17 às 20 horas, no Centro Amor Social Papa Francisco (1104 Sul), em Palmas. Podem participar atores e não-atores, de qualquer idade e não é necessária experiência na área.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site oficial da Cia Art?Sacra - www.artsacra.com-, no menu Paixão de Cristo. Com exceção de Jesus, todos os personagens estão abertos para definição, tais como: Maria, Maria Madalena, Sacerdotes, João Batista, Judas, Pedro, Pilatos e verônica; entre outros. Há vagas também para técnicos, equipe de produção, atores e figurantes.

De acordo com o presidente da Cia Art?Sacra e diretor do espetáculo, Valdeir Santana, vão participar semanalmente de uma preparação de elenco, com um espaço de formação e convivência com a arte desenvolvendo as variadas formas de expressão corporal, facial e capacidade de criar e interpretar. Serão ministradas técnicas de preparação corporal, interpretação, impostação da voz, improvisação e criação de personagem. "A preparação também busca despertar nos presentes uma consciência crítica e criativa através da arte, dando ênfase à dignidade da pessoa humana, à família e à vida", comenta o diretor.

Espetáculo

A Paixão de Cristo 2017 vai acontecer no dia 14 de abril de 2017, em local que ainda será definido, e estima-se a participação de 500 voluntários no evento, dentre atores, produção e equipe técnica. O roteiro da próxima edição do tradicional espetáculo já foi finalizado e teve como roteirista o ator Gleyston Galindo, que há 11 anos interpreta Jesus Cristo na Art?Sacra. Segundo ele, além de fragmentos marcantes e emocionantes da história bíblica, algumas cenas foram especialmente criadas com foco na atualidade.

História

A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações sócio-educativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas. A Cia recebeu o reconhecimento do poder público estadual, através da Fundação Cultural do Estado do Tocantins em maio de 2010, que concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.