Fernando Almeida

Denúncia encaminhada ao Ministério Público Estadual nesta terça-feira, 04, aponta o uso de uma caçamba do Programa do Governo Federal (PAC-2) para fins particulares. Segundo o denunciante, a máquina, sob responsabilidade da prefeitura de Darcinópolis região norte do estado, estava trabalhando na construção de um posto de combustível.

Três vídeos foram entregues à Promotoria de Justiça de Wanderlândia (TO), que totalizam 6,2 minutos de gravação. As imagens, gravadas por volta das 9h45 do dia 4 de novembro, mostram uma caçamba com adesivo do Governo Federal (PAC-2) trabalhando em um canteiro de obras. Segundo a denúncia, no local está sendo construído um posto de combustível, na cidade de Darcinópolis.

Obra particular

O cidadão, que preferiu não ser identificado, também encaminhou as imagens ao Araguaína Notícias. No vídeo é possível ver que a caçamba de uma construtora responsável pela obra do posto estava parada, possivelmente quebrada. E a máquina do PAC-2, é que aparenta fazer a substituição.  Conforme o MPE, a denúncia deve ser apurada pelo promotor de Justiça Sidney Fiory Junior. 

Em um dos vídeos,  ouve-se a voz de um cidadão que demonstra indignação quanto ao flagrante. “Nós vemos aqui uma irregularidade. A caçamba da prefeitura, a qual foi dada pelo governo de uso exclusivo, está trabalhando em uma construção particular. Veja só como é que é... ”

Contato

Nesta caso, segundo o artigo Art. 312 do Código Penal,  o gestor do município pode responder pelo crime de peculato. O Araguaína Notícias tentou contato desde ontem, 05, (via email e telefone) com a prefeitura de Darcinópolis, para saber quem havia autorizado o uso da caçamba numa obra particular, mas não conseguiu retorno. O espaço permanece aberto.