Prova Baja 500 Milhas terá um percurso de 800 km.
Foto: Flavio Cavalera/Gov. TO

Os desafios de chegar ao Jalapão por estrada não pavimentada ganham outro patamar para os competidores de rally, que têm na região um de seus trajetos favoritos. Nesta semana, o 7º Sertões Séries Baja Jalapão chega ao município de São Félix, com apoio do Governo do Tocantins, por meio de várias pastas, sob a coordenação da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

A programação acontece oficialmente entre os dias 16 e 19 de junho, seguida da prova inédita Baja Jalapão 500 Milhas, no dia 21, mas a movimentação para deixar tudo organizado é uma realidade há vários dias. A estrutura receptiva está em fase de finalização no entorno do Centro de Convenções e Eventos Antônio Pereira Pugas, seguindo protocolos de proteção contra a transmissão do vírus da Covid-19.

O Governo do Estado dará todo o suporte na infraestrutura, segurança, controle de tráfego, por meio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), secretarias de Saúde, Infraestrutura, Governo e Comunicação.

A programação inclui palestras educativas para crianças, jovens e adultos, além de atividades lúdicas com o público infantil. Uma lojinha de artesanato será montada para facilitar a aquisição das famosas peças em capim dourado produzidas na região.

O evento também conta com parceria do Sebrae Tocantins e prefeitura de São Félix.

“Compreendendo a importância do rally para a divulgação das belezas naturais da Região Turística do Jalapão, o governador Mauro Carlesse autorizou todo o suporte necessário à organização da prova e a seus competidores”, explica o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, lembrando que além da parte esportiva, a programação inclui importantes iniciativas sociais e educativas voltadas para a comunidade local.

O Sertões Series é um campeonato de provas de rally cross country, que neste ano terá três etapas, em São Paulo, Tocantins e Santa Catarina/Rio Grande do Sul. Já a prova Baja 500 Milhas foi inspirada em competições realizadas nos desertos da América do Norte e será realizada em um único dia, quando serão percorridos 800 km.

Neste ano, a competição principal, a 29ª edição do Sertões será realizada integralmente na região Nordeste, no mês de agosto.