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Clientes da zona rural podem realizar a própria leitura da fatura de energia

O cliente deve anotar o número que aparece no visor do relógio de energia e, em seguida, entrar em contato com a Energisa para informar a medição.

Os dados de consumo do medidor devem ser informados em até três dias antes da data da leitura.
Foto: Divulgação

Incentivando a participação do cliente no processo de leitura e acompanhamento do seu consumo, a Energisa tem facilitado cada vez mais a autoleitura para os mais de 88 mil clientes que estão na zona rural do Tocantins. Para ajudar a marcação das datas, a distribuidora entrega ainda o Calendário Rural, com todas as orientações.

Por conta das distâncias das unidades consumidoras e das características geográficas, que muitas vezes dificultam o acesso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite que as distribuidoras de energia façam a leitura do consumo a cada três meses. “Nos meses em que o auxiliar comercial não vai até a propriedade medir o consumo, o cliente pode fazer a autoleitura. Neste caso, é o cliente quem nos diz quanto consumiu de energia”, orienta Andrea Albernaz, coordenadora de Leitura da Energisa. 

A facilidade já foi adotada por Addson Pimentel. Ele possui uma chácara na zona rural de Porto Nacional e realiza mensalmente a leitura do seu consumo de energia. “Eu acho o procedimento bem simples. Já tem alguns anos que eu faço a leitura da energia da minha chácara e informo pelo aplicativo. Depois de poucos dias eu recebo a conta, isso me auxilia muito”, informa o cliente. 

No Calendário Rural, disponibilizado pela Energisa aos clientes, há as datas em que as leituras devem ser realizadas. Para realizar a leitura é simples: nas datas específicas, o cliente deve anotar o número que aparece no visor do relógio de energia e, em seguida, entrar em contato com a Energisa para informar a medição.  

O contato pode ser feito pelo 0800 721 3330, pelo site da Energisa ou pelo aplicativo Energisa ON. Os dados de consumo do medidor devem ser informados em até três dias antes da data da leitura.

Canais de atendimento 
• Aplicativo para celular Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone) 
• www.energisa.com.br 
• www.facebook.com/energisa 
• Agências de atendimento presencial 
• Ouvidoria – 0800 646 1196