Segundo a PM, 28 dos animais estavam mortos no momento da abordagem
Foto: Igor Rosa/TV Anha

Cerca de 40 animais silvestres foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental dentro de um ônibus interestadual, na manhã desta quarta-feira (8), na rodoviária de Palmas. Dentre os bichos, havia cobra, escorpiões, jabutis, aranhas, lagartos e 40 frascos de ovos de tarântula.

A PM disse que 28 dos animais estavam mortos no momento da abordagem. O ônibus havia saído de Belém (PA) com direção a São Paulo (SP), mas o destinatário não pegou a encomenda na rodoviária.

A carga continuou no bagageiro do ônibus e estava retornando para Belém, quando passageiros e funcionários sentiram um forte odor, acharam estranho e acionaram a Polícia Militar.

Ainda não há informações sobre os responsáveis pela encomenda.

Uma equipe do BPMA apresentou os animais na Delegacia de Polícia Civil para investigação dos responsáveis, que podem ser penalizados criminal e administrativamente com multa estimada em R$ 236.000,00. Os responsáveis também podem ser autuados por maus-tratos devido as condições precárias em que foram transportados. 

Os animais vivos serão encaminhados ao Centro de fauna do Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS) para serem avaliados e destinados conforme previsto na legislação pertinente. 

A PM ressaltou que o tráfico de animais silvestres é uma das atividades ilícitas mais lucrativas do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas.