Ensaio fotográfico na semana da Consciência Negra realizado no Colégio Campos Brasil em Araguaína.

Na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20/11), o Colégio Estadual Campos Brasil de Araguaína promoveu várias atividades que conscientizam sobre o racismo e elevam autoestima dos alunos afrodescendentes.

Para este ano, as professoras Maria Zilma e Nayrana França idealizaram o projeto "Resgate a Sua Identidade, Assuma o seu cabelo". Dentre os destaques, foi realizado ensaio fotográfico desse público que valoriza seus traços e mantém o cabelo natural, aceitando-se e enfrentando os modismos impostos pela sociedade.

Elas convidaram um ex-aluno da escola, Kainan Carvalho, para fazer um ensaio fotográfico com alunos e pessoas da comunidade que veem no preconceito uma oportunidade de exaltar a beleza do cabelo afro.

Para a professora Nayrana, o trabalho realizado pela escola foi primordial para o combate ao racismo, porque a escola também é um espaço onde os jovens sofrem com o preconceito.  "A pessoa com autoestima elevada reconhece suas qualidades e aceita suas origens. Portanto, é no ambiente escolar, espaço onde o indivíduo mais sofre com as "brincadeiras" que minam sua alegria, seu bem estar e especialmente  sua aprendizagem, que devemos realizar este tipo de trabalho para  ajuda a fortalecer as raízes dos alunos afrodescendentes" declarou.

Os alunos participaram do ensaio fotográfico e também de um desfile, sendo motivados a reconhecer quem eles são e ainda inspirando outras crianças. "Muitas meninas nos procuraram falando que irão assumir o cabelo como é. O ponto principal é conscientizar que naã existe cabelo ruim, e sim cabelo crespo e cacheado. Cabelo não faz nada contra ninguém para ser chamado de ruim. E na nossa escola pela primeira vez essas alunas foram foco das atenções, pois só pode participar do desfile e da sessão de fotos quem tinha o cabelo crespo ou cacheado" comemorou professora Nayrana.

Confira abaixo algumas fotos do ensaio.