Oportunidades

Com 1.071 cargos vagos, concurso da Polícia Civil deve ofertar muitas vagas

Segundo secretário de Estado da Seugrança Pública, a banca Cebraspe pode ser o organizadora do certame.

Concurso da Polícia Civil deve ofertar muitas vagas.
Foto: Divulgação/SSP-TO

O concurso da Polícia Civil do Tocantins está cada vez mais próximo e pode ter o Cebraspe como banca organizadora. A informação foi revelada pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, em entrevista ao Direção Concursos, site especializado em concursos.

“É possível que o Cebraspe seja uma das [bancas] escolhidas, já que ela foi escolhida nos dois últimos concursos. Os mesmos critérios devem ser considerados e, sim, é uma possibilidade do Cebraspe ser a [empresa] responsável”, anunciou Sampaio.

Segundo o secretário, a PC-TO vai passar por uma reformulação no plano de cargos e salários e até agosto o projeto de lei será enviado à Assembleia Legislativa. Apesar de ainda não ter as quantidades exatas de vagas do próximo edital, o secretário Cristiano Sampaio já adiantou que deve ser um alto número.

Cargos vagos

Ainda de acordo com a autoridade, o órgão já soma 1.071 cargos vagos.  “Temos de 38% a 40% de todos cargos da Polícia Civil vagos. Isso nos permite pela questão das vagas, ter muitas vagas”, afirmou.

Em publicação no seu perfil do Instagram, Sampaio detalhou o número de cargos vagos: 73 delegados, 57 peritos, 621 agentes, 225 escrivães, 78 pailoscopistas e 17 agentes de necrotomia.

Além disso, secretário reforçou que, a princípio, o foco das vagas será para as regiões do interior. A PC-TO está realizado estudos para um concurso de remoção interna, então as vagas na capital serão priorizadas para os policiais mais antigos na corporação.

O estudo de quadro de vagas é, a princípio, para ocupar as vagas no interior”, adiantou. Mas para quem deseja trabalhar na capital, não se preocupe. “As vagas na capital serão priorizadas para os mais antigos, mas não devem ser preenchidas todas”, explicou o secretário.

 

Outra novidade mencionada pelo secretário é a possibilidade de ter vagas para área de apoio. Segundo Sampaio, a área de apoio ajuda muito na atividade-fim, mas a carreira de cargos administrativos ainda é um trabalho que está em construção. “Esse é um ponto que ainda estamos discutindo o impacto financeiro”, explicou.

Plano de cargos e salário

Ainda de acordo com o secretário, a previsão é que seja enviado à Assembleia Legislativa um novo plano de cargos e salários da Polícia Civil do Tocantins.  

“A estimativa é de que em agosto mais ou menos, isso [o novo plano de cargos e salários] possa ser encaminhado à Assembleia em forma de projeto de lei para que possa ser contemplado no orçamento do ano seguinte. Então, a gente acha que até agosto a gente tenha essa reformulação salarial na carreira e, certamente, se já é atrativa hoje, vai ficar muito melhor. Essa é a nossa expectativa”, afirmou.

Com isso, melhores salários, melhores definições dos cargos e uma possível carreira administrativa podem ser regulamentadas e contemplar os próximos aprovados.

Para conferir a entrevista do Secretário, acesse