Notícias

Com 10,2 mil atendimentos, teleconsultas reduzem filas e aproximam especialistas de pacientes no TO

Em 2025, foram realizados 10.232 atendimentos em benefício aos usuários do SUS

A acompanhante Marilena Milhomem e família aprovaram a teleconsulta realizada no HRG
Foto: Divulgação SES-TO

O Tocantins se destacou no desempenho da saúde pública em 2025, especialmente nos atendimentos realizados por teleconsultas. No total, foram realizados 10.232 atendimentos, beneficiando usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação, regulamentada pelo Ministério da Saúde (MS), é resultado da adesão do Estado ao projeto Assistência Médica Especializada com Telemedicina, conhecido como TeleAMEs, que abrange as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Segundo especialistas, a iniciativa tem transformado a saúde pública tocantinense, oferecendo atendimento mais ágil e acessível.

O município de Guaraí liderou a realização das teleconsultas, com 1.799 atendimentos. Em seguida vêm Araguatins (1.290), Taguatinga (981), Gurupi (804), Dianópolis (575) e Pindorama do Tocantins (577).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “é nosso dever e o governador Wanderlei Barbosa sempre nos determina garantir que o acesso à saúde seja efetuado com excelência, agilidade e conforto. Por isso, a cada dia estamos empenhados em oferecer melhorias na saúde pública tocantinense e a adesão e empenho dos municípios na oferta de teleconsultas amplia o cuidado à saúde de forma integral e acessível”.

Quem já foi beneficiado aprovou o atendimento, como o caso de Marilena Milhomem, acompanhante do paciente atendido no Hospital Regional de Guaraí (HRGua), João Milhomem.

“O atendimento foi muito bom, nós gostamos muito das duas consultas com o cardiologista e com o pneumologista. Nós somos daqui de Guaraí e se não fosse a telemedicina acho que precisaríamos ter que ir para Palmas, mas agora fomos já atendidos aqui. Eu ouvi no rádio que Guaraí ficou em primeiro lugar na realização dessas consultas e fiquei muito feliz, gostei muito, porque isso salva vidas”, afirmou.

Teleconsultas no SUS

As teleconsultas no SUS têm como objetivo reduzir filas e tempo de espera, evitar transferências desnecessárias para centros urbanos e melhorar a eficiência do sistema. Com o apoio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADSUS-SUS), elas fortalecem a Atenção Primária em Saúde (APS) no Brasil, conectando médicos especialistas e pacientes para consultas eletivas, aumentando a qualidade do cuidado nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Durante as consultas, tecnologias de informação e comunicação são utilizadas para agilizar diagnósticos, possibilitando prevenção e tratamento de doenças. O médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) encaminha o paciente às especialidades atendidas pelo programa e agenda a teleconsulta com o especialista. Em conjunto com o médico local e o paciente, o especialista analisa o caso e fornece informações relevantes, adaptadas à realidade e aos recursos disponíveis no local.