O governador interino Sandoval Cardoso (SDD) e o empresário Tom Lyra (PR) foram eleitos governador e vice-governador, respectivamente, com 15 votos, de um total de 21, em eleição indireta que ocorreu na manhã deste domingo, 4, na Assembleia Legislativa do Tocantins. Ao todo, seriam 24 votos, mas duas deputadas estavam ausentes e o 24º membro que é o próprio Sandoval, está à frente do governo e não votou. O mandato dos dois se encerra em 31 de dezembro deste ano.
Durante os cinco minutos - com prorrogação de mais dois minutos - destinados ao discurso, antes que os deputados declarassem o voto, Sandoval Cardoso destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo governo. “Desde que assumi interinamente o governo do Tocantins, nenhuma ação ou projeto da gestão do governador Siqueira Campos sofreu qualquer interrupção. O Tocantins é o estado que mais investe em Saúde em todo o país, o PAM já recuperou 12 mil km de estradas vicinais, o Pró-Município está reconstruindo ruas e avenidas desse Estado, temos vários projetos que impulsionam o agronegócio no Tocantins”, destacou o deputado.
Sandoval ainda ressaltou que cerca de R$ 200 milhões foram investidos em reforma, ampliação e construção de escolas estaduais, que o percentual de crescimento da produção de grãos do Estado está maior que o nacional e que a safra 2012-2013 registrou recorde, com crescimento que coloca o Tocantins como uma das principais fronteiras agrícolas do país. “E por acreditar na força do agronegócio e na importância do setor empresarial, o meu compromisso é com o fortalecimento da economia do Tocantins, lembrando que também serão prioridade a Segurança Pública, a Habitação, a Cultura e as demais áreas de nossa administração”, disse em discurso.
A eleição
Para disputar a eleição indireta oito chapas foram inscritas e os pronunciamentos foram definidos tendo como critério a ordem alfabética. Assim, o primeiro a fazer uso da palavra foi o candidato do PSDC, Adail Carvalho e o último, Sandoval Cardoso.
Os deputados não tiveram espaço para se pronunciar e somente falaram, por um tempo máximo de 30 segundos, quando foram declarar o voto.
Confira abaixo o resultado da eleição indireta seguindo ordem alfabética dos inscritos:
1. Adail Carvalho e Francisco Vieira (PSDC) – 0 voto
2. Eli Borges e Júnior Geo (Pros) – 2 votos
3. Fábio Ribeiro e Professora Dorineide Assunção (Psol) – 0 voto
4. José Augusto Pugliesi e Udson Bandeira (PMDB) – 1 voto
5. Marcelo Lelis e Joaquim Maia (PV) – 2 votos
6. Nuir Júnior e Maragareth Aparecida de Lima (PMN) – 0 voto
7. Paulo Mourão (PT) e Luciano Arruda (PCdoB) – 1 voto
8. Sandoval Cardoso (SDD) e Tom Lyra (PR) – 15 votos