João Paulo Pimenta é piscicultor e morador do município de Almas
Foto: Divulgação Senar

Determinação e busca pelo conhecimento fizeram com que o produtor rural João Paulo Pimenta, 26 anos, morador do município de Almas, participasse da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Tocantins.

O produtor destacou que foram 18 meses de Assistência Técnica, com um atendimento personalizado às suas necessidades e que o principal ponto positivo foi o ensinamento de gestão econômica e financeira da propriedade. “Aprendi muito na parte financeira de gestão. Cresci como piscicultor. Antes eu era um pequeno produtor, hoje já me considero um médio produtor”, contou entusiasmado.

A ATeG tem a metodologia fundamentada em ações de diagnóstico, planejamento, adequação tecnológica, formação profissional do produtor e análise de resultados, de forma a estimular a gestão das propriedades rurais.

O conhecimento adquirido impulsionou o negócio de piscicultura e a produção da propriedade de João Paulo mais que quadriplicou. “Antes nós produzíamos 40 toneladas por ano. Agora, a produção chega 180 toneladas por ano. Trabalhávamos apenas com um segmento de peixe e agora nós conseguimos produzir muitas outras espécies como pintado, piau, tambaqui, pirarucu e outros”, destacou o produtor.

A assistência técnica alavancou também as vendas e propiciou assim, a construção de abatedor com inspeção municipal. “Agora vendemos para feirantes, mercados e também entregamos para escolas, incluindo o peixe de forma saudável na alimentação das crianças”, acrescentou João.

São resultados como o de João Paulo que demonstram a importância do conhecimento transmitido na assistência técnica. Fabrício Vasconcelos, gerente de ATeG, explicou o trabalho que é feito durante o atendimento.

“Os técnicos de campo realizam visitas periódicas, com atendimento personalizado e, no caso da piscicultura, é verificado, por exemplo, a qualidade da água, sanidade dos peixes, além de passar as informações sobre adequação tecnológica e gestão econômica da propriedade. São conhecimentos assim que contribuem para o aumento da produtividade e qualidade de vida do produtor”, esclareceu o gerente.