A Prefeitura de Araguaína deu início, no último dia 29 de janeiro, às obras de construção do prédio próprio da UBS Senador Benedito Ferreira, às margens da Avenida Cônego João Lima, no Loteamento Pedro Borges.
O investimento será de R$ 3.087.395,86, sendo parte do recurso oriundo do Ministério da Saúde e com contrapartida do Município. A conclusão das obras está prevista para janeiro de 2026.
“Essa é única UBS que ainda funciona em prédio alugado. Com a nova unidade, pretendemos ampliar o acesso da comunidade aos serviços de saúde, garantindo uma infraestrutura adequada, acolhedora e um ambiente saudável para os trabalhadores atenderem à população dessa área de abrangência”, comentou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.
A unidade é referência para uma população de mais de oito mil moradores dos setores Jardim Europa, José Ferreira, Pedro Borges, Sonhos Dourados, Vila Piauí, Vila Cearense, Pedra Alta, Boa Sorte, Jardim dos Ipês 1, 2 e 3, Setor Jardim, Setor Brejão e Água Amarela.
A UBS Senador Benedito Ferreira conta hoje com duas equipes de Saúde da Família (eSF), cada uma composta por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde e agente de endemias; e uma equipe de Saúde Bucal (eSB), composta por cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal. Com a nova estrutura, será possível duplicar o número de equipes e implantar novos atendimentos, como o das equipes multiprofissionais.
Estrutura
A unidade contará com 10 consultórios, dois consultórios odontológicos, sala de atividades, área coberta para atividades ao ar livre, ambientes administrativos para servidores com banheiro e copa, banheiros masculino e feminino para pessoas com deficiência (PCD), entre outros.
Na área externa, haverá estacionamento privativo para servidores e uma ampla área externa aberta, onde será implantado piso intertravado, grama e brita.
A estrutura será em concreto armado, com estrutura metálica no telhado, terá paredes em alvenaria, portas e janelas em vidro, bancadas e peitoris em granito e mármore, cobertura termoacústica, forro em gesso, comunicação visual completa com mapa tátil, piso tátil interno e externo e placa de identificação de ambientes.
O novo prédio contará ainda com sistema elétrico e hidrossanitário completo e moderno, incluindo subestação de energia elétrica, além de sistema de climatização, incluindo tubulação frigorífica e aparelhos de ar-condicionado completos, sistema de escoamento de águas pluviais com caixas e reservatórios para reaproveitamento de água da chuva.