Notícias

Com investimento de R$ 300 milhões nos últimos anos, Palmas é a melhor capital em saneamento básico do Norte

Levantamento é do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Governo Federal.

Palmas possui três estações de tratamento de água, a ETA 006, 007 e ETA 003 além de sistemas de tratamento independentes em Taquaruçu, Buritirana e Taquari.
Foto: Divulgação/BRK

A capital do Tocantins, Palmas, foi novamente reconhecida como a melhor em saneamento básico da região norte, desta vez pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento foi divulgado na segunda-feira, 13, e traz dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Governo Federal. A BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na capital, ressalta seu compromisso com a operação no município, destacando a importância de suas atividades não apenas para a melhoria da infraestrutura urbana, mas também para a promoção da saúde pública e o estímulo ao desenvolvimento sustentável da região.

 

De acordo com a diretora de operações da BRK no Tocantins, Sandra Leal, a Saneatins investiu cerca de R$ 300 milhões nos últimos anos em Palmas, sendo a 4ª capital do Brasil com maior investimento médio per capta, segundo o último levantamento do Trata Brasil. O acesso à água tratada é universalizado com praticamente 100% de cobertura e mais de 80% da população conta com esgoto coletado e tratado, comparando-se à uma média de 64,2% de água tratada e de 19,8% de esgoto tratado no Norte do país. 

 

Palmas possui três estações de tratamento de água, a ETA 006, 007 e ETA 003 além de sistemas de tratamento independentes em Taquaruçu, Buritirana e Taquari. No sistema de esgoto, Palmas conta com ETES Aureny e Santa Fé, na região sul, e a ETE Norte. “Ao longo dos anos, diversos indicadores demonstram o compromisso contínuo entre a BRK, o poder municipal e estadual, visando a evolução da cidade rumo à universalização do saneamento básico. Palmas já figurou em pesquisas do Instituto Trata Brasil e do SNIS, evidenciando a constância e o empenho em manter um saneamento de qualidade para seus moradores”, destacou Sandra Leal.