César Hallum durante inauguração da Via Lago em Araguaína
Foto: Fernando Almeida/AN

A canetada de Roberto Jeferson que tirou Wagner Rodrigues do comando do PTB no Tocantins causou reviravolta no cenário político e acendeu a luz de alerta do grupo de Ronaldo Dimas. Por outro lado, fortalece a oposição e indica o rumo do Palácio Araguaia nas eleições de 2020 em Araguaína.

O homem de confiança de Dimas tinha o comando de um partido no Estado. Isso dava ao grupo segurança para lançar candidato à prefeitura de Araguaína em 2020 e o nome de Ronaldo Dimas para Governador em 2022. Mas, a mudança repentina obriga o grupo reorganizar e recompor o espaço perdido.

Já a oposição, até então dividida e desmobilizada, ganha um ‘gás’ para se organizar e fortalecer.  E justamente um dia após o ocorrido, César Halum se reúne com o PRB em Araguaína para mobilizar o partido, que visa lançar “chapa pura” para vereador em 2020.

César, presidente estadual do PRB, é um nome cotado para disputar a prefeitura de Araguaína na próxima eleição.  Como Dimas negou apoio a ele para o senado em 2018 e ficou com Irajá Abreu, agora César tende a se firmar como opositor.

Com influência no Palácio, César pode agregar adversários de Ronaldo como a ex-prefeita Valderez, o deputado Olyntho Neto e até o apoio do Governador Mauro Carlesse. O fato de Antônio Andrade, aliado de Carlesse, ter assumido o comando do PTB significa que Dimas perdeu apoio do Governo para 2020. 

Ronaldo pretendia  chegar ao Palácio Araguaia com apoio de Carlesse e agora Antônio Andrade também quer.  Com o comando do PTB em mãos, Andrade hoje tem mais chances de construir seu projeto. Enquanto, para Dimas, o caminho ficou mais longo, pois ainda precisa reconquistar o espaço para seu grupo. E, talvez, fazer as pazes com adversários.

Dimas tem aliados de pesos, mas com poucas raízes em Araguaína.  Do outro lado, há lideranças com raízes em Araguaína, mas a árdua tarefa de César é administrar as vaidades pessoais de cada um e unir todos num forte grupo de oposição. Outro que também sai fortalecido com a movimentação é o deputado estadual Jorge Frederico, que é presidente do MDB em Araguaína.