Oportunidades

Com nova estrutura pedagógica, Escola de Artes de Araguaína passa a ofertar ensino convencional

Escola de Artes de Araguaína adotou nova estrutura pedagógica, integralizando a educação pública municipal, oferendo cursos nos contraturno da educacional convencional

Na nova proposta que compõe o ensino integral do Município, os alunos permanecem pelo menos 16 horas semanais na Reciclarte
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

A maior preocupação da Jociléia era garantir que o filho Lázaro, uma criança autista de 8 anos conseguisse ter uma infância normal, conquistando independência, desenvolvimento e inclusão. Uma luta diária que ganhou um grande reforço depois que o filho começou a frequentar a Reciclarte (Escola de Artes Raimundo Paulino) em Araguaína.

“Desde o momento em que ele começou a frequentar a Reciclarte eu percebi que ele desenvolveu em muitos aspectos, um deles foi a socialização, o que para a maioria das crianças autistas é muito difícil. Hoje ele interage bastante com as pessoas, consegue fazer amizade e isso também o ajudou a aprender a se comunicar melhor, ganhando mais independência e se tornando uma criança muito mais feliz. A Reciclarte é, acima de tudo, uma terapia”, conta Jociléia Vieira.

A partir deste semestre, a Escola de Artes de Araguaína adotou uma nova estrutura pedagógica, integralizando a educação pública municipal e se tornando mais uma unidade com atendimento em tempo integral. A escola agora funciona como uma extensão das escolas regulares no contraturno, oferecendo aos estudantes oportunidades de ampliação do conhecimento educacional e artístico.

“A Reciclarte está ainda mais completa e os alunos matriculados cursam não apenas uma disciplina. São seis disciplinas obrigatórias: Oficina de Criação, Técnica de Desenho, Canto, Coral, Técnica de Pintura, Educarte/Expressarte. Além disso, os estudantes escolhem duas disciplinas complementares, sendo uma de prática corporal (balé ou jiu-jitsu) e outra de prática instrumental, como Percussão, Sanfona, Violão, Instrumentos de Sopro, Cordas Friccionadas ou Teclado”, explica o diretor da Reciclarte, Denilson Frades.

Participação da comunidade

Na nova proposta que compõe o ensino integral do Município, os alunos permanecem pelo menos 16 horas semanais na Reciclarte, participando de cursos voltados ao desenvolvimento artístico e educacional, contribuindo significativamente para sua formação cidadã e integral.

Além de atender aos estudantes da rede municipal, a Reciclarte também oferta os mesmos cursos para a comunidade em geral. Nesta modalidade, as aulas acontecem semanalmente, com duração de 1 hora, sempre às sextas-feiras.

Matrículas

A escola fica localizada na Rua Sabiá, n° 362, Setor Maracanã, com atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para se inscrever nos cursos é necessário apresentar os documentos pessoais do aluno e do responsável, declaração escolar atualizada, cópia da carteira de vacinação ou a declaração de vacinação e comprovante de endereço. Informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 99298-7739, disponível para chamadas e WhatsApp.