Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população araguainense, no último dia 3, o prefeito Ronaldo Dimas assinou a Ordem de Serviço para início das obras de reestruturação e modernização da Praça das Nações. No mesmo dia, a Prefeitura orientou os comerciantes do local sobre a obra e dos prazos para desocupação do local. Ainda na sexta-feira, 4, a empresa responsável iniciou o isolamento da praça com a implantação de tapumes (maderites) e faixa zebrada.

De acordo com o secretário dos Esportes, Cultura e Lazer, Wilamas Ferreira, os serviços seguirão em três etapas e devem ficar prontos em até 180 dias. “No primeiro momento, os operários seguem pela parte superior da praça, próximo à Rua Santa Cruz. Na segunda etapa, a região central, e, por fim, a área próxima à Rua 15 de Novembro, nas proximidades dos quiosques”, informou.

Nova praça
Proporcionando lazer e descanso adequado ao araguainense, a nova estrutura da Praça das Nações contará com quatro quiosques fixos, palco com rampa de acessibilidade, fonte de água, playground com vários brinquedos, piso e calçadas com bloco intertravado, mesa e bancos fixos de concreto, lixeiras para coleta seletiva, espaços para feiras livres, além de todo paisagismo e arborização adequados para o clima local.

O projeto inicial foi elaborado pelo arquiteto José Guimarães. “Para o tamanho de Araguaína, a nova praça terá um padrão de grande porte”, disse o arquiteto.

O prefeito Ronaldo Dimas acompanhou a elaboração do projeto, discutiu em audiências públicas com os comerciantes e moradores; e acatou sugestões da sociedade por quase um ano, primando pela conservação histórica da praça e preservação de seus monumentos. “A fonte da praça vai voltar, com novo formato e mais moderna. Vamos também restaurar e preservar o monumento no centro da praça, que continha os nomes dos pioneiros e disponibilizar internet wi-fi gratuita em uma área de abrangência de 300 metros”, afirmou Dimas.

Valores
A obra completa está orçada em quase 1 milhão de reais destinado pelo Ministério das Cidades e com contrapartida de 52 mil reais da Prefeitura. Os recursos para implantação da Praça das Nações são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Gomes.