Prefeito de Palmas, Carlos Amastha, ao lado do prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas

O anúncio oficial da pré-candidatura de Ronaldo Dimas (PR) ao Governo do Estado, no último dia 4,  "abalou" política do Tocantins, na visão dos aliados.  Na oportunidade, Ronaldo assegurou que o "Tocantins tem jeito" e que tem o "melhor projeto". As reações foram imediatas também dos pré-candidatos Kátia Abreu (sem partido) e do prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), que já anunciou a renúncia para 3 de abril.

A senadora afirmou que está determinada a enfrentar a disputa ao Palácio Araguaia em 2018. "Somente Deus pode me tirar da candidatura" postou em seu perfil do Facebook um dia depois do anúncio de Dimas.  Ela também repetiu o slogan de Dimas "O Tocantins tem jeito" e o provocou. "Se alguém tem o desejo de ser Governador do Tocantins vai ter que disputar comigo e me derrotar".

Já o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), que é pré-candidato a Governo do Tocantins,  também reagiu ao anúncio da pré-candidatura de Dimas. Amastha anunciou que já tem data e hora marcada para renunciar o mandato e dar posse à vice, assim como prevê a Lei Eleitoral.

A renúncia do colombiano está prevista para o dia 3 de abril, às  às 8h45.  "Quero fazer em um lugar grande, num teatro ou auditório para apresentar um balanço do que foi feito nestes anos e os maiores desafios", disse Amastha ao G1 Tocantins.

Abril é o último prazo dado pela Justiça Eleitoral para Amastha  deixar o mandato de prefeito para disputar a eleição de Governador em 2018.   Com isso, a vice-prefeita da capital,  Cinthia Ribeiro [PSDB], assumirá o cargo e ficará até o fim do mandato.