
A pouco mais de duas semanas para as eleições, a segunda rodada da pesquisa Vetor, encomendada pela Fieto e a TV Jovem/Record Tocantins para o Senado, mostra um avanço de sete pontos porcentuais da candidata Professora Dorinha (UB). A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (15), e ouviu 1.020 pessoas entre os dias 10 e 14 de setembro.
Depois de aparecerem tecnicamente empatadas no primeiro levantamento de duas semanas atrás, a diferença entre as candidatas Professora Dorinha (UB) e Kátia Abreu (PP) ficou mais nítida. Na estimulada, Dorinha aparece agora com 30% das intenções de voto e Kátia, 21%.
Na primeira pesquisa, divulgada dia 1º de setembro, Dorinha tinha 23% das intenções de voto e Kátia 20%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais, ou para menos, as duas estavam tecnicamente empatadas. Naquele levantamento, o ex-governador Mauro Carlesse estava na disputa e marcava 8% das intenções de voto.
Com a desistência de Carlesse, o cenário mudou e a candidata Dorinha avançou 7 pontos percentuais sobre a candidata Kátia
A segunda rodada da pesquisa traz ainda o candidato Carlos Amastha (PSB) com 9% da intenções de voto. Ele cresceu um ponto percentual em relação ao primeiro levantamento. Desta vez, Ataídes Oliveira (PROS) marcou 7%, Vilela do PT, 3% e Vanderlan Gomes (PRTB) e Lúcia Viana (Psol) com 1%. Os demais não pontuaram.
Pesquisa
A pesquisa Vetor/Fieto foi realizada entre os dias 10 e 14 de setembro deste ano, tem margem de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, 1.020 eleitores foram entrevistados no Tocantins. O registro da pesquisa foi feito no Tribunal Regional Eleitoral sob o número TO - 03127/2022 – Governador/Senador.
Alerta para Fake News
Recortes falsos da pesquisa estão divulgados em grupos de Whatsapp, com resultados distorcidos da pesquisa. O eleitor deve ficar atento quanto aos números, que estão disponíveis de forma oficial no site da Fieto: www.fieto.com.br.