Babaçulândia tem sete candidatos disputando a cadeira de prefeito.
Foto: Divulgação

Seis candidatos disputam o voto dos cerca de 7 mil eleitores de Babaçulândia para se eleger prefeito no próximo dia 15 de novembro.  Entre eles, dois ex-prefeitos Franciel de Brito Gomes (PSB) e o atual prefeito Aleno Dias Guimarães (PP), que tenta reeleição.

Além destes, estão na disputa pela prefeitura, Alzerina Ramos Brito (PSC), Wyris Silvio Santos (PT), Jardel Martins Milhomem (PTB) e Levino Neto Costa da Silva (DC).  Nesta corrida eleitoral, além da quantidade de candidatos, chama a atenção a disseminação de resultados de pesquisas nas redes sociais.

Tem pesquisa para todos os gostos, que agrada a gregos e troianos. Isto é, simpatizantes divulgam supostas pesquisas em que traz seus candidatos à frente dos concorrentes. A reportagem teve acesso a três posts, sendo que cada um aponta um candidato diferente, acima dos 50% da preferência do eleitorado.

Diante disso, a reportagem buscou informações oficiais junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do DivulgaCand. A constatação é de que não há nenhuma pesquisa para prefeito de Babaçulândia registrada na Justiça Eleitoral.  E a divulgação sem o registro é uma prática vetada pela Justiça Eleitoral.

Os responsáveis pela divulgação de pesquisa sem o prévio registro na Justiça Eleitoral estão sujeitos à aplicação de multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00 (Lei nº 9.504/1997, arts. 33, § 3º, e 105, § 2º). A divulgação de pesquisa fraudulenta (falsa) constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa.

Para consultar o registro de pesquisas no TSE, o eleitor pode acessar aqui